Após sofrer fortes chuvas no início do mês, Macaé voltou a ficar em estado de alerta nesta terça-feira (20). Durante a noite, a cidade registrou 108 milímetros de chuva, causando ruas alagadas e outros transtornos para os moradores. A boa notícia é que, pelo menos desta vez, a Defesa Civil não está cadastrando moradores de rua ou desabrigados. Ainda segundo a DC, foram 128 mm de chuva acumulados em 12 horas.
Um dos locais mais afetados é o Morro São Jorge, próximo a Aroeira. A Rua Abílio Corrêa Borges foi aberta devido a um grande projeto de drenagem, e toda a grama (sedimento antes da pavimentação) foi removida durante a estação chuvosa. As fotos chamaram muita atenção e foram divulgadas em vários meios de comunicação. A prefeitura de Macaé rapidamente mobilizou uma equipe ao local para restabelecer o acesso dos moradores.
O prefeito Welberth Rezende saiu às ruas para ficar de olho no impacto da chuva na cidade. Ele visitou locais estratégicos da cidade. “Tivemos uma chuva muito forte, 108 milímetros de chuva em quatro horas e isso impactou pontualmente no Morro de São Jorge, onde a rua passava por obras de macrodrenagem. Percorremos todas as bacias. A Linha Azul e o entorno do Rio Macaé estão funcionando bem”, disse Welberth.
Além do Morro de São Jorge, outras áreas da cidade também foram afetadas pelas chuvas, como: Imburo, Sol y Mar, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Novo Cavaleiros e Mirante da Lagoa.
O prefeito destacou que uma barreira desabou também na Rodovia Amaral Peixoto. “Equipes de transporte urbano já estão no local. Na bacia da Linha Vermelha, nossas bombas estão funcionando e a água baixou. A situação é normal devido à alta velocidade das bombas instaladas. A área de Imboassica fica em Arroela e as águas estão sendo inundado pelo Cabo Dreno do Canal”, explicou o prefeito.
Welbeth também visitou outras partes da cidade com a Defesa Civil. “Estamos monitorando os níveis de água na hidrovia da Linha Vermelha, abrangendo toda a região de Miramar, Sol y Mar e Campo D'Oeste. Também verificamos as máquinas de bombeamento, todas em pleno funcionamento e bombeando 6.000 litros por segundo”, observou Wellburth.
A prefeitura de Macaé informa que há um problema com o telefone da defesa civil 199. Quem precisar de auxílio pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (22) 2759-2670 ou WhatsApp (22) 98813-8298. O horário de atendimento é 24 horas.