Livro mostra como a Ecologia Profunda pode transformar o mundo

livro karina miotto ecologia profunda

Livro revela caminhos da Ecologia Profunda para mudarmos o mundo

A jornalista ambiental Karina Miotto viveu cinco anos na Amazônia, trabalhando como editora e ativista. Ela teve a oportunidade de conviver com o povo local, denunciar e produzir conteúdos sobre as agressões diárias cometidas contra as vidas da floresta.

Ao longo dessa vivência, percebeu que as reportagens e o ativismo não eram suficientes para proteger efetivamente a Amazônia. Essa sensação de impotência diante do desmatamento e das injustiças sociais a levaram a um burnout severo, que a impediu de continuar trabalhando pela Amazônia naquele momento.

“Percebi que todas as reportagens que eu fazia, e todo aquele ativismo que promovia informação não eram suficientes para gerar o resultado que eu queria, de proteger a Amazônia. Como jornalista, foi revelador descobrir que apenas informar não era suficiente para mudar a realidade. A sensação de fracasso e o desgaste foram tamanhos que travei e não conseguia mais trabalhar e nem produzir”, conta Karina.

Dez anos se passaram desde seu afastamento da floresta, mas não da causa. Durante esse tempo, ela buscou formas mais amorosas e inspiradoras de seguir seu propósito. Ela estudou a filosofia da Ecologia Profunda e morou na Austrália. Agora, Karina está de volta ao Brasil e traz consigo um livro que conta tudo que aprendeu.

“Changemakers, a coragem de transformar o mundo – é lindo e tem perrengue, mas pode ser sem burnout!” foi lançado pela Bambual Editora. A jornalista e autora se especializou em Ecologia Profunda, uma filosofia que propõe uma mudança fundamental na forma como os seres humanos veem a si mesmos em relação ao ambiente natural.

“Ao adotar a Ecologia Profunda como visão de mundo, mergulhamos em uma compreensão mais sistêmica, complexa e ampliada de nossa relação com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Essa abordagem não se limita a questões ambientais – ela nos desafia a reconhecer a interconexão de todas as formas de vida e a repensar nosso papel no grande esquema da existência”, explica Karina.

No livro, Karina detalha como superou o burnout e conseguiu dar continuidade à sua causa de vida e missão de alma. Ela entendeu que precisava cuidar de si mesma, reconhecer suas dores e buscar novas formas de atuação baseadas na empatia, o oposto do embate que tinha marcado o início de sua jornada.

Ao longo do livro, Karina aborda temas como ecologia, saúde mental, trabalho com propósito, espiritualidade e culturas ancestrais, mostrando como esses aspectos estão intensamente conectados e podem promover mudanças, sem perder o foco no autocuidado. O objetivo é fazer com que o leitor reflita sobre seu papel no mundo e a possibilidade de se tornar um agente de transformação.

O livro nasce de um relato pessoal, passa por um caminho de esgotamento e se abre para um mar de possibilidades que o autocuidado, físico, mental e emocional, pode proporcionar. Para Karina, “Changemakers” pretende chamar a atenção para o fato de que todas as pessoas podem contribuir para soluções das crises socioambientais, cada uma à sua maneira. “Traz sentido à vida saber que podemos fazer a diferença, mas sem ilusões: perrengue é inevitável, burnout é opcional”, diz a autora.

Além de trazer sua experiência e aprendizados no livro, Karina também oferece suporte e vivências para aqueles que desejam mudar o mundo. Ela é mentora de agentes de mudança em diferentes países e possui o projeto Reconexão Amazônia, onde leva as pessoas a fazer uma integração com a natureza na floresta.

A Bambual Editora, responsável pelo lançamento do livro, tem como objetivo apoiar a transição que o mundo está passando, oferecendo soluções, reflexões e ferramentas disruptivas e inovadoras. Fundada há sete anos pela publisher Isabel Valle, a editora possui em seu catálogo cerca de 50 títulos sobre diversos assuntos, desde novas economias até empoderamento feminino e culturas regenerativas.

“Changemakers, a coragem de transformar o mundo – é lindo e tem perrengue, mas pode ser sem burnout!” é uma obra que convida o leitor a repensar sua relação com o ambiente natural e a buscar ações positivas em prol de um futuro sustentável. O livro é um convite para se tornar um agente de mudança e encontrar seu propósito pessoal nesse processo.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]