Iniciativa Verde no Boston Medical Center: Horta Urbana para Pacientes e Comunidade
É de conhecimento amplo que uma alimentação saudável, composta por produtos naturais, representa um dos pilares para a manutenção da boa saúde. Nesse contexto, um hospital em Boston decidiu implantar uma horta em seu telhado, um espaço que visa contribuir para a recuperação e para a promoção de um estilo de vida mais saudável. O Boston Medical Center é reconhecido por adotar práticas sustentáveis e, mais uma vez, demonstrou compromisso com o meio ambiente e a saúde pública.
A instalação de dois amplos jardins na cobertura do hospital transformou o ambiente, proporcionando acesso a alimentos frescos, saudáveis e livres de agrotóxicos, beneficiando pacientes, a equipe médica e, especialmente, comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Antes dessa nova fase, o centro já possuía uma horta em sua cobertura, que oferecia alimentos frescos para a cafeteria e para pacientes que necessitavam de refeições adequadas. Observando os resultados positivos dessa iniciativa, a administração do Boston Medical Center optou por expandir a área cultivada, com o intuito de atender também a população em situação de vulnerabilidade.
Por meio de uma colaboração com a organização Boston Area Gleaners, os produtos cultivados em um espaço de aproximadamente 450 metros quadrados serão distribuídos para organizações não-governamentais e centros comunitários locais, duas vezes por semana durante a temporada de cultivo. Essa ação combate a insegurança alimentar e aumenta o acesso a uma alimentação saudável na cidade.
O novo modelo de cultivo, denominado ‘Newmarket Farm’, expandiu consideravelmente a área de cultivo do Boston Medical Center, aumentando em três vezes o espaço total e quadruplicando a produção anual dos produtos cultivados. Essa nova horta no telhado especializar-se-á no cultivo de vegetais como couve, rúcula e pimentas Aji Dulce, além de outras culturas que são culturalmente significativas para a comunidade, como bok choy e callaloo.
A implementação do telhado verde traz benefícios significativos, não apenas em relação ao aspecto social. Esse tipo de vegetação ajuda a diminuir a temperatura ambiente e a reter água da chuva, proporcionando uma solução eficaz para mitigar os efeitos das ilhas de calor e prevenir enchentes. Além disso, a horta conta com um sistema de irrigação de tecnologia avançada que direciona a água diretamente às raízes das plantas, reduzindo o desperdício hídrico.
“As nossas fazendas urbanas ampliam a área verde em nossa comunidade, diminuem a pegada de carbono do hospital e fortalecem os sistemas alimentares locais. Temos orgulho em aumentar a oferta de alimentos frescos para os moradores enquanto também suportamos programas clínicos em nosso hospital”, expressou David Maffeo, Diretor Sênior de Serviços de Suporte da BMC.
“A Newmarket Farm exemplifica como os hospitais podem investir na saúde das comunidades, ao mesmo tempo em que desenvolvem espaços que são ambientalmente resistentes.”
A Comida como Remédio
Um dos programas desenvolvidos pelo Boston Medical Center, intitulado “Comida é Remédio”, ilustra bem a filosofia deste hospital. A instituição colabora com um supermercado local para criar rótulos que enfatizam os riscos de saúde associados a diferentes alimentos, além de evidenciar os benefícios nutricionais, promovendo uma maior conscientização entre os consumidores sobre suas escolhas alimentares.
Por exemplo, embalagens de produtos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue são identificadas, tornando-se indicações úteis para pessoas com diabetes. Alimentos que podem contribuir para a redução da pressão arterial possuem rótulos que destacam seus benefícios para a saúde do coração.
De forma a respeitar a diversidade cultural da população, o programa inclui rótulos em diversas línguas, abrangendo do inglês ao vietnamita e ao crioulo haitiano.