O projeto “Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil” está com inscrições abertas para mulheres entre 18 e 45 anos que tenham completado pelo menos o 5º ano do ensino fundamental. As inscrições ocorrerão na próxima terça e quarta-feira (28 e 29), proporcionando uma oportunidade gratuita de capacitação, promovida pelo Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada (IPPCAMI) em parceria com a Petrobras. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas.
As interessadas precisam comparecer à sede da Pestalozzi de Itaboraí nos dias mencionados, levando os documentos de Identidade e CPF. O endereço é Rua José Carlos Soares, 9-11, Nancilândia, Itaboraí, e o atendimento será das 8h às 12h.
O curso terá uma carga de seis meses, totalizando 536 horas, abrangendo aulas teóricas e práticas. A formação é gratuita e, nos três últimos meses, as participantes receberão bolsa-auxílio, além de lanches durante as aulas, um kit de ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A iniciativa visa promover a qualificação profissional de mulheres para atuação no setor da construção civil, buscando ampliar as oportunidades de autonomia econômica e o resgate da cidadania. Serão formadas turmas nos municípios de Itaboraí. A meta é certificar, em um período de três anos, 300 mulheres de baixa renda, que sejam chefes de família e estejam desempregadas, residentes nas regiões de Itaboraí, Maricá e São Gonçalo.
As áreas que serão abordadas no curso estão diretamente relacionadas à construção civil, incluindo as seguintes formações:
- Pedreira polivalente
- Bombeira hidráulica
- Carpinteira de formas
- Eletricista
- Ladrilheira
- Pintora
Além disso, o projeto contempla a reforma de cinco espaços que beneficiem a comunidade local, com o objetivo de fortalecer as instituições na região.
Histórico do Projeto
O projeto “Mão na Massa” foi idealizado pela engenheira civil Deise Gravina e, desde 2007, conta com a parceria da Petrobras, tendo já capacitado mais de 1.600 mulheres que atualmente atuam em empresas do setor de construção, formam cooperativas ou são microempreendedoras. O foco do projeto é fundamentado em princípios como a valorização da mulher, a igualdade de oportunidades e o resgate da cidadania.
“Acredito que o Mão na Massa proporciona autonomia às mulheres e afirma que homens e mulheres podem desempenhar as mesmas funções profissionais. Essa igualdade de oportunidades é essencial para eliminar mitos que limitam os espaços de atuação da mulher no mercado de trabalho”, comentou Deise.
Sobre o Instituto
O Instituto Protetor dos Pobres e Crianças Abrigo Maria Imaculada possui uma trajetória de mais de 130 anos, atuando no atendimento socioeducativo a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. A instituição oferece serviços gratuitos nas áreas de Educação e Assistência Social, com ênfase na Proteção Básica e no Mundo do Trabalho.
Diariamente, mais de 500 crianças e adolescentes são atendidos, tanto na creche quanto no Projeto Brincando e Estudando, que visa garantir uma educação integral e fortalecer laços familiares e comunitários.
Serviço
As datas para as inscrições são: terça-feira (28) e quarta-feira (29).
O horário de atendimento será das 8h às 12h.
Local das inscrições: Pestalozzi Itaboraí, Rua José Carlos Soares, 9-11, Nancilândia, Itaboraí.
Documentação necessária: RG e CPF.
Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected]