Circuito Mundial de Surfe tem início neste sábado (22) em Saquarema
A cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, sediará a etapa brasileira do circuito mundial de surfe, o Rio Pro, a partir deste sábado (22). A competição, organizada pela World Surf League, promete grandes disputas na Praia de Itaúna. Nove surfistas brasileiros, sendo cinco homens e quatro mulheres, participarão do evento.
Yago Dora, vencedor da etapa de Saquarema no ano passado, competirá na oitava e última bateria da primeira fase contra o americano Jake Marshall e o sul-africano Matthew McGillivray. Samuel Pupo, que participa como convidado, enfrentará os australianos Jack Robinson e Ryan Callinan na terceira bateria.
Gabriel Medina, tricampeão mundial e melhor brasileiro no ranking atual, estreará na sexta bateria contra o indonésio Rio Waida e o italiano Leonardo Fioravanti. Já Italo Ferreira, outro destaque brasileiro, competirá na sétima bateria contra o americano Crosby Colapinto e o australiano Liam O’Brien.
Na categoria feminina, Tatiana Weston-Webb, única brasileira no circuito principal e atualmente em oitavo lugar, estreará na segunda bateria contra a americana Caitlin Simmers e a também brasileira Tainá Hinckel, que compete como convidada. Além de Tainá Hinckel, outras duas brasileiras competirão como convidadas: Sophia Medina, na terceira bateria contra a americana Caroline Marks e a havaiana Bettylou Johnson; e Luana Silva, na quarta bateria contra Brisa Hennessy, da Costa Rica, e Gabriela Bryan, do Havaí.
Além das disputas no mar, o Vivo Rio Pro apresentado por Corona contará com a participação especial da Esquadrilha da Fumaça, o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe realizará um espetáculo aéreo na Praia de Itaúna, programado para o domingo (23) às 16h. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça atraiu cerca de 70 mil pessoas no ano passado e é uma das atrações mais aguardadas do evento.
O presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho, comenta sobre a importância da participação da Esquadrilha da Fumaça no evento: “No ano passado, cerca de 70 mil pessoas compareceram para acompanhar a apresentação, e perceber a emoção nos olhares do público foi indescritível. Nossa expectativa para esta edição é de repetir o sucesso e mobilizar novamente a cidade”.
O Capitão André Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, ressalta a honra de participar do evento: “Para nós, da Esquadrilha da Fumaça, é uma alegria enorme poder participar de um dos maiores eventos esportivos do mundo. Temos muito orgulho de representar a nossa Força Aérea e levar lá para cima a bandeira do nosso país”.
A participação da Esquadrilha da Fumaça é uma forma de entreter o público e seguir a tendência dos maiores eventos esportivos do mundo, como o Super Bowl e a Fórmula 1, que também contam com demonstrações aéreas.
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, destaca a importância da apresentação da Esquadrilha da Fumaça para a cidade: “A apresentação da Esquadrilha da Fumaça no ano passado foi espetacular! A Praia de Itaúna e o morro da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth ficaram lotados para ver os aviões da Força Aérea Brasileira realizarem manobras e encantar a população. Nesse ano, nossa expectativa é de trazer ainda mais moradores e turistas para a praia, movimentando o turismo e a economia de Saquarema”.
A etapa brasileira do circuito mundial de surfe em Saquarema promete ser um grande espetáculo tanto nas ondas quanto no céu, com a participação da Esquadrilha da Fumaça. Os surfistas brasileiros buscarão bons resultados e a torcida estará presente para prestigiar o evento.
Fonte: Guia Região dos Lagos