Iniciativa de aquisição de materiais recicláveis chega a Minas Gerais

estação preço de fábrica

Nova unidade da Estação Preço de Fábrica é inaugurada em Juiz de Fora, Minas Gerais

A Estação Preço de Fábrica, projeto da startup Green Mining com apoio do Grupo Boticário, inaugurou sua nova unidade em Juiz de Fora, Minas Gerais. A estação, localizada nas instalações da fábrica de reciclagem da Indorama Ventures Soluções Sustentáveis, tem o objetivo de receber materiais recicláveis de qualquer pessoa que queira destinar corretamente seus resíduos. Em troca, o projeto faz pagamentos por meio de PIX de acordo com o peso do material entregue.

Segundo Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining e vice-presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore), os valores pagos pelos resíduos são compatíveis com os pagos pelas usinas de reciclagem. A ideia é eliminar a intermediação e incentivar o desvio de vidro e outros materiais dos aterros.

Desde o lançamento do projeto, em novembro de 2021, mais de 2.300 toneladas de resíduos foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem.

O foco da Estação Preço de Fábrica é gerar benefícios para o meio ambiente e para as pessoas que levam seus recicláveis para o local. O projeto está aberto para todos que desejam destinar corretamente seus resíduos e receber pagamento por isso. O objetivo também é aumentar a renda de catadores e catadoras, valorizando o serviço ambiental que eles prestam.

Para participar do projeto, é necessário baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas App Store e Google Play, preencher um cadastro e indicar o material que está sendo entregue. O material será pesado e classificado, gerando um recibo. Quando o valor chegar a R$10, o pagamento será depositado semanalmente na conta da pessoa por meio de PIX. É necessário ter CPF e ser maior de 18 anos para participar.

Com unidades em São Paulo e Bahia, a Estação Preço de Fábrica chega a Minas Gerais com o intuito de incentivar a cadeia de reciclagem no Brasil. Em parceria com a Indorama Ventures, que recicla as embalagens de plástico PET, a empresa Ibema, responsável pela reciclagem de papelão, papel cartão e papel branco, e a Massfix, que realiza o processo de reciclagem do vidro, a iniciativa busca garantir uma gestão eficiente de resíduos e gerar renda para catadores e outras pessoas que queiram ter uma renda extra com recicláveis.

A expansão do projeto para Minas Gerais também é vista pelo Grupo Boticário como uma forma de contribuir para a gestão de resíduos e impactar positivamente a vida das pessoas. A Estação Preço de Fábrica é uma das iniciativas desenvolvidas pelo grupo em prol do destino ambientalmente correto dos materiais coletados e do incremento de renda das pessoas.

Segundo Renata May, Gerente Comercial da Indorama Ventures, o projeto contribui para aumentar os índices de reciclagem do PET no Brasil e diminuir a destinação inadequada de materiais recicláveis para aterros e lixões.

A Estação Preço de Fábrica em Juiz de Fora está localizada na Rua Jovino Antônio da Silva, 250, no Distrito Industrial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]