“`html
Projeto brasileiro é reconhecido na COP29 por suas práticas inovadoras de reciclagem
O Brasil possui diversas razões para se orgulhar de suas iniciativas voltadas à sustentabilidade e inovação social. Um exemplo significativo é o projeto Estação Preço de Fábrica. Essa iniciativa, desenvolvida pela startup brasileira Green Mining, tem como objetivo criar modelos de negócios que proporcionem uma reciclagem mais justa e acessível. O projeto será homenageado com um reconhecimento especial do Pacto Global da ONU durante a COP29, que acontece no Azerbaijão.
A premiação destaca a Green Mining na categoria de Gestão de Resíduos, além de enfatizar o compromisso do Brasil com soluções que buscam a proteção ambiental e a inclusão social. Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global, comenta: “Esse tipo de distinção não apenas incentiva boas práticas, mas também promove a disseminação de conhecimento e inspira ações, conectando empresas que compartilham o objetivo comum de proteção ao meio ambiente. A Estação Preço de Fábrica é um exemplo claro de como a inovação pode ter um impacto social positivo”.
Desde sua criação em 2021, a Estação Preço de Fábrica atuou nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, reformulando a cadeia de reciclagem ao garantir remuneração justa para catadores e cidadãos que vendem embalagens após o uso. Com a presença de Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, durante a cerimônia em Baku, a startup será reconhecida por sua contribuição inovadora para a economia circular em um dos encontros climáticos mais importantes do mundo.
“Participar da COP29 e estar ao lado de tantas iniciativas inspiradoras é uma grande honra. Para nós, isso representa o poder transformador da inovação brasileira, além do nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social. A colaboração com a UpLink, plataforma de inovação do Fórum Econômico Mundial, foi crucial para aumentar a visibilidade do nosso projeto e para formar parcerias estratégicas, como a que estabelecemos com a Indorama para desenvolver uma unidade em Juiz de Fora. Esse reconhecimento do Pacto Global valida nossa visão de uma cadeia de resíduos que é justa e sustentável”, afirma Rodrigo Oliveira.
A Green Mining integrou a avaliação no âmbito da estratégia Ambição 2030, que exige dos participantes um compromisso público e mensurável com a sustentabilidade. As práticas premiadas na COP29 foram escolhidas em categorias de grande impacto, incluindo Resiliência Hídrica, Saneamento Básico, Descarbonização e Economia Circular, reconhecendo assim empresas que estão na vanguarda das ações climáticas.
“Receber esta homenagem na COP29 demonstra que estamos trilhando o caminho correto, além de nos motivar a ampliar nosso impacto ambiental e social. É uma grande honra apresentar uma solução brasileira no cenário internacional e evidenciar que o Brasil ocupa uma posição de destaque na economia circular”, conclui Oliveira, expressando gratidão à equipe da Green Mining e aos colaboradores como Grupo Boticário, Ibema, Grupo Pão de Açúcar, Indorama, Massfix, entre outros, que tornaram essa conquista possível.
Pacto Global da ONU destaca compromisso empresarial com a sustentabilidade
Lançado em 2000 como uma iniciativa do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas convoca empresas ao redor do mundo a alinhar suas operações a dez princípios fundamentais, que abrangem direitos humanos, saúde e segurança no trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção. Com mais de 20 mil participantes em 77 países, essa é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa global, atuando por meio de cinco hubs regionais e 14 gerentes para apoiar as melhores práticas de responsabilidade corporativa. Durante a COP29, o reconhecimento fornecido pelo Pacto Global ressalta a importância de empresas inovadoras na luta contra a crise climática.
Green Mining e suas soluções inovadoras
A Green Mining se destaca como uma startup pioneira em logística reversa inteligente e foi escolhida globalmente pela Ambev, através do programa 100+ Accelerator. Desde 2018, a empresa coletou e destinou para reciclagem mais de 9,4 milhões de quilos de embalagens pós-consumo, evitando a liberação de 11 milhões de quilos de CO₂. Como integrante do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do planeta, a Green Mining já participou de eventos como a COP26 e o Fórum Econômico Mundial 2023, em Davos, apresentando suas inovações e soluções em rastreabilidade utilizando tecnologia blockchain.
“`