Como a arquitetura e a decoração do lar influenciam a saúde mental
Cuidar da saúde mental é uma tarefa que engloba diversos fatores, desde a alimentação até a prática de exercícios físicos. Entretanto, o ambiente em que vivemos também exerce um papel fundamental nesse cuidado. Os espaços em que nos encontramos impactam diretamente em nossas emoções e na forma como lidamos com elas. Embora essa relação seja mais evidente quando pensamos em situações como claustrofobia, outros transtornos e síndromes também são influenciados pelo ambiente.
De acordo com a professora Marilice Casagrande Lass Botelho, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP), os aspectos mais prejudiciais à saúde mental dentro dos espaços normalmente estão relacionados a problemas ergonômicos, falta de iluminação natural adequada, presença de ruído, uso inadequado de cores e texturas.
Quando falamos de um ambiente mal planejado, é necessário considerar diversos campos de estudo. A ergonomia, por exemplo, estuda a relação das pessoas com os ambientes, já a engenharia humana sintetiza e integra a psicologia, a antropologia, fisiologia e medicina, e a antropometria é o estudo das medidas do corpo humano.
Uma condição importante para tornar um ambiente mais confortável é a iluminação natural. Esse fator não é apenas emocional, mas também biológico. Pesquisas mostram que a luminosidade afeta diretamente o metabolismo das pessoas. Ter pouco contato com a luz natural pode alterar a produção de hormônios, afetando o humor, os padrões de sono e até mesmo o desenvolvimento de sintomas de depressão.
Projetos bem planejados, com proporções espaciais e iluminação adequadas, ventilação apropriada, baixo índice de ruído e paleta de acabamentos compatíveis com as funções dos espaços, contribuem para o bem-estar e conforto emocional. Por isso, os ambientes de trabalho atuais costumam contar com espaços de descompressão, que promovem o alívio do estresse, estimulam a criatividade, a socialização e a prevenção de doenças mentais.
Incorporar características da natureza no ambiente também é uma estratégia que gera conexão entre os espaços construídos e o mundo natural. Elementos como água, vegetação, luz natural, madeira e pedra transmitem sensação de bem-estar e conforto emocional. Essa abordagem segue os princípios da biofilia, que propõe o “amor às coisas vivas” e destaca os benefícios relacionados à interação com a natureza, como a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.
A forma dos móveis e dos ambientes também influencia na saúde mental. Utilizar formas e silhuetas que mimetizem estratégias encontradas na natureza, com linhas mais sinuosas e orgânicas, pode contribuir para a manutenção da saúde mental. Além disso, as cores também desempenham um papel importante. Estudos mostram que diferentes emoções estão relacionadas a diferentes cores. Por exemplo, o vermelho estimula o corpo humano, aumentando a pressão sanguínea e o número de batimentos cardíacos, transmitindo sensações de intensidade e confiança.
Portanto, cuidar da saúde mental não se limita apenas à alimentação e aos exercícios físicos. O ambiente em que vivemos exerce um papel significativo nesse aspecto. Projetos de arquitetura e decoração bem planejados, que levem em consideração a iluminação natural, a ergonomia, a biofilia e as cores adequadas, podem promover o bem-estar e a saúde mental das pessoas que neles habitam.
Imagens:
1. [Foto: Patrick Perkins | Unsplash](https://ciclovivo.com.br/wp-content/uploads/2024/05/decor-saude-mental-ciclo-1024×762.jpg)
2. [Foto: Igor Ribeiro](https://ciclovivo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/casa-taipa-ciclovivo2.jpeg)
3. [Foto: Divulgação | Estudiobô](https://ciclovivo.com.br/wp-content/uploads/2024/05/ilumina-decor-saude-mental-ciclovivo.jpg)
4. [Foto: Slidebean | Unsplash](https://ciclovivo.com.br/wp-content/uploads/2024/05/decor-saude-mental-ciclovivo3-1024×683.jpg)
5. [Foto: Divulgação | Estudiobô](https://ciclovivo.com.br/wp-content/uploads/2024/05/decor-saude-mental-ciclovivo1.jpg)
6. [Foto: Patrick Perkins | Unsplash](https://ciclovivo.com.br/wp-content/uploads/2024/05/decor-saude-mental-ciclovivo2-1024×777.jpg)
Fonte: Guia Região dos Lagos