IA pode identificar animais na estrada e prevenir acidentes

tamanduá-bandeira

Inteligência artificial pode ajudar a evitar acidentes causados por animais nas estradas brasileiras. Pesquisadores apoiados pela FAPESP desenvolveram um sistema de visão computacional capaz de detectar, automaticamente, espécies da fauna brasileira, como tamanduás, lobos-guarás e antas, em tempo real.

A iniciativa é uma resposta ao alto número de atropelamentos de animais nas estradas do país, que chega a cerca de 475 milhões de animais por ano, segundo estimativas do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras.

Para criar o sistema, os pesquisadores reuniram um banco de dados com fotos de mamíferos da fauna brasileira ameaçados de atropelamento. Foram utilizadas 1.823 imagens, baixadas da internet e editadas quando necessário para remover ruídos e fornecer diferentes ângulos de identificação.

Os pesquisadores testaram diferentes versões do modelo de visão computacional YOLO (You Only Look Once) para detectar os animais. Embora o sistema tenha tido uma boa performance na detecção de espécies durante o dia, foram identificados desafios na detecção noturna, em ambiente chuvoso e quando os animais estão parcialmente escondidos.

Apesar desses desafios, a aplicação do sistema em carros poderia fornecer alertas em tempo real aos motoristas sobre a presença de animais na pista. Dessa forma, acidentes com animais de grande porte, que representam riscos tanto para os animais quanto para os condutores, poderiam ser evitados.

O próximo passo é a inclusão de novas imagens no banco de dados, capturadas por armadilhas fotográficas e câmeras de rodovias. Parcerias com concessionárias de rodovias e prefeituras podem permitir que o sistema seja testado em situações reais e integrado a tecnologias já existentes, aumentando a segurança nas estradas.

O estudo desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) foi descrito na revista Scientific Reports. Além disso, o grupo já havia desenvolvido uma aplicação que utiliza informações coletadas pelos celulares dos motoristas para avisar sobre as condições de trânsito, aumentando a segurança nas cidades.

A combinação de inteligência artificial e visão computacional mostra um grande potencial para solucionar problemas como os acidentes causados por animais nas estradas. Com a utilização adequada dessas tecnologias, é possível reduzir o número de atropelamentos, protegendo tanto os animais como os motoristas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]