Heróis desconhecidos da preservação são honrados pela National Geographic

premio conservação

National Geographic premia líderes da conservação em 2024

Julio César Hernández-Montoya e Peter Lalampaa foram os vencedores do National Geographic/Buffett Awards for Leadership in Conservation 2024, em reconhecimento às suas conquistas e liderança no campo da conservação.

Os prêmios, criados em parceria com a Fundação Howard G. Buffett, têm como objetivo homenagear heróis anônimos da conservação. A cada ano, são entregues dois prêmios, um para ações na África e outro para ações na América Latina.

Os vencedores deste ano, Julio César Hernández-Montoya e Peter Lalampaa, demonstraram habilidade de liderança na gestão e proteção dos recursos naturais em seus países, além de trabalharem como defensores da vida selvagem.

Julio César Hernández-Montoya é o diretor do projeto Ilha Guadalupe na organização sem fins lucrativos Grupo de Ecología y Conservación de Islas (GECI). Há mais de 20 anos, ele trabalha pela conservação e restauração ecológica das ilhas do México, realizando atividades relacionadas à conservação e restauração de espécies endêmicas e nativas da fauna, além de projetos de gestão de biossegurança de espécies exóticas invasoras. Hernández-Montoya também trabalha com albatrozes de Laysan na Ilha de Guadalupe e tem como objetivo proteger e ampliar essa população.

Graças ao seu compromisso, a Ilha de Guadalupe abriga atualmente a maior colônia de recuperação de albatrozes de Laysan no Pacífico oriental. Além disso, em parceria com o GECI e a Pacific Rim Conservation, Hernández-Montoya iniciou um projeto para trazer de volta ao menos uma colônia de albatrozes de pés pretos para a Ilha de Guadalupe.

Peter Lalampaa, por sua vez, é um conservacionista queniano e pastor indígena Samburu. Desde jovem, ele convive com a vida selvagem e tem uma profunda conexão com a natureza. Essa ligação despertou sua paixão pela conservação e o levou a concluir uma licenciatura em Ciências Ambientais. Ele se juntou ao Grevy’s Zebra Trust (GZT) e, como Diretor Executivo da organização, trabalha para promover a visão de uma geografia saudável e conectada, capaz de manter a vida selvagem e o pastoreio.

O projeto de conservação da zebra de Grévy, espécie ameaçada de extinção, foi uma das principais realizações de Lalampaa. Por meio de esforços conjuntos, a população de zebras de Grévy foi estabilizada, mas o trabalho ainda não está concluído. Lalampaa destaca a importância de olhar para o futuro com determinação e dedicação renovadas.

Os prêmios serão entregues aos conservacionistas em junho durante o Explorers Festival da National Geographic Society. Essa premiação ocorre anualmente em parceria com a Rolex, uma marca parceira de longa data.

É importante destacar o trabalho desses líderes da conservação, que têm impactado positivamente a saúde do planeta e inspirado outras pessoas a seguirem seus exemplos. A dedicação deles mostra que, com visão, união e esforço constante, é possível superar grandes desafios ambientais e promover a conservação da biodiversidade em diferentes regiões.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]