Heineken desenvolve sistema de empresas com impacto positivo

heineken spin

Heineken lança ecossistema de negócios de impacto positivo

A Heineken anunciou o lançamento do seu ecossistema de negócios de impacto positivo chamado Spin. Com o objetivo de gerar impacto positivo para o planeta, para a empresa e para parceiros alinhados com esse propósito, o Spin nasce com a meta de transformar e descarbonizar toda a cadeia de valor da empresa.

Dentro do ecossistema Spin, o Grupo Heineken irá atuar em parceria com empresas e organizações reconhecidas por suas práticas sociais e ambientais. A empresa pretende extrapolar a produção de cerveja e gerar valor compartilhado por meio de ações que abordam diversos pilares de atuação.

Um dos pilares do Spin é a agricultura regenerativa, em parceria com a empresa Rizoma. Nessa parceria, será produzido limão orgânico em uma área de mais de 800 hectares na cidade de Itu, interior de São Paulo, por meio do sistema agroflorestal produtivo e de regeneração. Além de sequestrar carbono e reforçar a resiliência hídrica da região, o projeto também irá gerar pelo menos 100 novas posições de trabalho.

Outro pilar do Spin é a circularidade do vidro, que busca reciclar mais garrafas do que a empresa coloca no mercado atualmente. Para isso, será desenvolvido um sistema de circularidade em parceria com a Ambipar, que irá construir centros de recebimento, triagem e beneficiamento do vidro. O objetivo é aumentar o percentual de conteúdo reciclado nas garrafas do grupo, garantindo a logística reversa e uma melhor remuneração para os catadores de recicláveis.

O ecossistema Spin também busca criar marcas de impacto em parceria com a Better Drinks e a Escola de Negócios das Favelas da CUFA. Essa parceria propõe um modelo inédito de sociedade com pequenos e médios empreendedores, substituindo o aporte financeiro tradicional pelo compartilhamento do que cada empresa tem de melhor. A cervejaria Heineken oferecerá acesso à matéria-prima, à linha de produção e a um eficiente sistema de distribuição, enquanto os parceiros desenvolverão marcas com propósito e inovação.

Por fim, o Spin também busca impulsionar a transição energética. Além de produzir cerveja com energia renovável, a Heineken já possui uma das maiores plataformas de energia renovável do país, a Heineken Energia Verde. A empresa está expandindo essa plataforma em parceria com as distribuidoras Raízen e Ultragaz, facilitando o acesso à energia limpa e reduzindo o valor da conta de luz para bares, restaurantes e consumidores.

O Spin recebeu um investimento inicial de mais de R$ 150 milhões e busca gerar valor compartilhado, baseado no princípio da colaboração. O objetivo é inspirar soluções que sejam boas para os negócios e melhores para o mundo.

O anúncio do ecossistema Spin aconteceu no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, em um evento simbólico que convidava as pessoas a refletirem sobre as escolhas e sistemas atuais, enquanto olhavam a cidade por um novo ângulo na maior roda-gigante da América Latina.

Esse lançamento ocorre em um momento em que empresas, governos e sociedade precisam repensar os modelos de desenvolvimento e crescimento. Novos modelos econômicos, que buscam um crescimento sustentável e consideram os limites do planeta, são cada vez mais necessários.

A Heineken acredita que é possível crescer de forma sustentável e que “como fazer” é mais importante do que “o que fazer”. Com o Spin, a empresa deseja dar um novo sentido aos modelos de negócio, promovendo a colaboração e garantindo que crescimento e impacto positivo caminhem juntos.

A expectativa é de que, com os primeiros resultados do Spin, outras empresas do setor também se juntem ao ecossistema, inspirando soluções que sejam benéficas para o meio ambiente e para a sociedade.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]