Guarda Ambiental resgata animais silvestres em bairros de Saquarema

Guarda Ambiental realiza resgates de animais silvestres em diversos bairros de Saquarema | Saquarema

Guarda Ambiental de Saquarema realiza resgates de animais silvestres em diversos bairros de Saquarema

A Guarda Ambiental de realizou nesta quarta-feira (20) diversos resgates de animais silvestres em diferentes bairros da cidade. Ao longo do dia, os agentes atenderam a inúmeros chamados e conseguiram resgatar diversas espécies.

Manhã

Pela manhã, os agentes realizaram o resgate de uma coruja em Jaconé. O animal estava debilitado e foi encaminhado imediatamente para o instituto BW, ONG parceira voltada para a preservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos, onde receberá tratamento até estar apto a ser solto em seu habitat natural. Também pela manhã, houve o resgate de uma serpente-limpa-campo, com 1,10m de comprimento, no bairro Jardins.

Tarde

No período da tarde, foi realizada a soltura de uma Cuíca que estava em reabilitação no instituto BW. A Cuíca foi resgatada na semana passada e, após passar por um processo de reabilitação, pôde ser devolvida à natureza. Logo após a soltura, os agentes foram acionados para resgatar uma capivara que estava solta em via pública, no bairro Porto da Roça.

Noite

Já à noite, os agentes foram acionados para resgatar uma cobra no bairro de Jaconé. A serpente, identificada como uma jiboia com aproximadamente 1,30m de comprimento, estava no quintal de uma residência cujo morador imediatamente entrou em contato com a Guarda Ambiental. A cobra foi devidamente capturada e será encaminhada para avaliação veterinária.

Todos os animais resgatados, incluindo a coruja, a serpente-limpa-campo, a capivara e a jiboia, passarão por avaliação veterinária. Aqueles que estiverem em boas condições de saúde serão reinseridos na natureza, em um local isolado e dentro de seu nicho ecológico, para que possam se desenvolver com segurança. Já os animais que necessitarem de cuidados serão encaminhados para o Instituto BW, onde receberão os cuidados necessários.

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Ambiental de , ressalta a importância da preservação da fauna silvestre para o controle de pragas e o equilíbrio ecológico. Caso seja avistado algum animal que necessite de resgate, é fundamental isolar o local e entrar em contato com a Guarda Ambiental através do número (22) 99279-0540.

A importância do resgate de animais silvestres

O trabalho realizado pela Guarda Ambiental de Saquarema é fundamental para preservar a fauna silvestre e garantir o equilíbrio dos ecossistemas locais. O resgate de animais silvestres em áreas urbanas é uma ocorrência comum devido à expansão das cidades e à destruição dos habitats naturais.

Os animais silvestres, quando encontrados em áreas urbanas, estão expostos a uma série de perigos, como atropelamentos, ataques de predadores domésticos e falta de alimentos adequados. Além disso, muitas vezes eles podem representar riscos para a população, como é o caso de serpentes venenosas.

Por isso, é fundamental que a população esteja ciente da importância de acionar a Guarda Ambiental ao se deparar com um animal silvestre em situação de risco. Os agentes estão capacitados para realizar o resgate de forma segura e encaminhar os animais para avaliação veterinária e, quando necessário, para reabilitação em instituições especializadas.

Além do trabalho de resgate, é fundamental investir em ações de conscientização e educação ambiental, para que a população esteja preparada para lidar com situações envolvendo animais silvestres e entenda a importância de preservar a fauna e o meio ambiente como um todo.

A Guarda Ambiental de Saquarema está disponível para atender chamados e resgatar animais silvestres em toda a cidade. O trabalho realizado por esses profissionais é de extrema importância para a preservação da vida e do meio ambiente.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]