Festival de Parintins destaca a importância da sustentabilidade ambiental
O Festival Folclórico de Parintins, conhecido como um dos maiores eventos culturais do país, está em sua 57ª edição e reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental. O festival, que ganhou ainda mais visibilidade após a participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no BBB24, está promovendo o programa “Recicla Galera” para incentivar a destinação correta dos resíduos gerados durante o evento.
O programa consiste na instalação de ecopontos, que funcionam como pontos de coleta voluntária, em pontos turísticos, avenidas e praças de Parintins. Esses ecopontos facilitam a destinação e a coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do festival. O objetivo é estimular a reciclagem e o descarte adequado do lixo.
Essa iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil, que é patrocinador do festival. Além de contribuir para a preservação ambiental, o projeto também beneficia a Associação de Catadores de Parintins, gerando renda para 40 pessoas.
Além dos ecopontos, foi criado um centro de coleta, destinação e triagem de resíduos na Praça da Liberdade, com atividades interativas e máquinas coletoras automatizadas. Os visitantes que fizerem o descarte correto dos resíduos podem ganhar brindes como recompensa.
Outra ação do festival é o ECOrotas, em que agentes ambientais percorrem os principais pontos da cidade recolhendo resíduos e conscientizando os turistas e torcedores sobre a importância do descarte adequado.
Além disso, o festival envolve os torcedores na questão da sustentabilidade. Quem descartar os resíduos nas máquinas coletoras espalhadas pela cidade pode pontuar para um dos bois, Caprichoso ou Garantido. A coleta de resíduos das torcidas será contabilizada e ajudará a eleger o bumbá Campeão Sustentável, que receberá uma recompensa de R$20 mil para investir em ações de sustentabilidade.
Os bois Caprichoso e Garantido também estão engajados em práticas sustentáveis. O Caprichoso criou uma diretoria específica voltada para ações ambientais e destinará os ferros utilizados na confecção das alegorias para reciclagem em Manaus. Essa iniciativa visa reduzir o volume de lixo nos aterros em Parintins.
Já o Garantido investe na produção de penas artesanais, feitas por mulheres, para minimizar o impacto sobre a natureza. As penas são feitas com muito cuidado e imitam as penas de pássaros da Amazônia. Além disso, o Garantido está neutralizando as emissões de carbono da cunhã-poranga Marciele Albuquerque por meio do plantio de árvores na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no Amazonas.
O Festival de Parintins acontece nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho no Centro Cultural de Parintins, conhecido como Bumbódromo. A transmissão do evento será realizada ao vivo pela TV A Crítica e pelo YouTube da A Crítica.
Com todas essas ações sustentáveis, o Festival de Parintins mostra que é possível conciliar tradição, cultura e preservação do meio ambiente. A preocupação com a sustentabilidade ambiental se torna cada vez mais importante e deve ser incorporada em todos os tipos de eventos, garantindo um futuro mais sustentável para todos.