Fernando de Noronha realiza seu primeiro Encontro sobre Sustentabilidade e Turismo

Fernando de Noronha

“`html

Fernando de Noronha sediará o I Fórum de Sustentabilidade e Turismo

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha. Foto: iStock

A ilha de Fernando de Noronha é amplamente reconhecida como um verdadeiro paraíso. Estar alguns dias na ilha é uma oportunidade única para se encantar e se reconectar com a natureza, que é protegida pelo governo como Unidades de Conservação. Embora o deslumbramento do arquipélago seja evidente, as ameaças que enfrentam esse local ímpar, bem como suas comunidades, muitas vezes passam despercebidas.

Com o propósito de garantir que o turismo e o desenvolvimento sustentável andem lado a lado, e que as paisagens e praias de Fernando de Noronha permaneçam preservadas e continuem a encantar visitantes do Brasil e de todo o mundo, a Aguama Ambiental realizará, nos dias 26 e 27 de setembro de 2024, o I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha.

Este evento contará com dois dias de debates, troca de experiências e conhecimentos, com o objetivo de apoiar a criação de estratégias e soluções a partir de diversas perspectivas. É uma chance para que instituições privadas, públicas, organizações não governamentais, associações e a comunidade local possam trabalhar juntas na coceração de um futuro mais sustentável para o arquipélago.

ações da Aguama Ambiental realizadas em Noronha
Desde 2017, a Aguama Ambiental realiza ações de impacto positivo em Fernando de Noronha. Fotos: Aguama Ambiental

Recentemente, Caio Queiroz, CEO da Aguama e idealizador do Fórum, visitou a ilha para dialogar com a comunidade local, líderes empresariais, autoridades e o poder público, com o intuito de compreender melhor a realidade deste importante polo turístico localizado em Pernambuco.

Aguama Ambiental atua no arquipélago desde 2017, implementando projetos que abrangem a reciclagem de vidro, o cultivo e o plantio de espécies nativas, a promoção de energia renovável e um foco especial nas necessidades dos ilhéus, que frequentemente são marginalizados em projetos socioambientais que têm como prioridade a preservação ambiental e experiências turísticas.

Diante do diagnóstico realizado, foram estabelecidos três temas de discussão para a estreia do fórum: Turismo Ético, Turismo Sustentável e Resíduos e Economia Circular.

“Estamos em Fernando de Noronha há sete anos, promovendo a sustentabilidade do arquipélago e unindo a comunidade local com empresários, a administração pública, associações, ONGs e turistas. O Fórum de Sustentabilidade e Turismo foi trazido para cá com o intuito de fortalecer ainda mais essa conexão, visando desenvolver ações e iniciativas socioambientais e turísticas que ajudem a acelerar a agenda positiva de Fernando de Noronha”, declara Caio Queiroz.

Programação do Evento

O I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha será realizado no Forte Noronha, uma construção histórica datada de 1737. O forte, localizado a 45 metros acima do nível do mar, tem uma vista privilegiada sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio e era a principal estrutura de defesa da ilha e do arquipélago.

Forte Fernando de Noronha
O Forte de Noronha era a principal estrutura de defesa da ilha. Foto: Forte Noronha

Tombado pelo IPHAN, o Forte recentemente recebeu um investimento superior a R$ 11 milhões para sua reforma e reestruturação. Atualmente, o local abriga um museu ao ar livre e se tornou o primeiro patrimônio tombado no Brasil a neutralizar 100% de suas emissões de carbono.

A ativista ambiental e fundadora da Menos1Lixo, Fernanda Cortez, será a mestre de cerimônias do I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha. O evento contará com uma palestra de abertura do Dasho Karma Ura, presidente do Centro de Estudos do Butão e pesquisador da Felicidade Nacional Bruta (FIB).

O FIB é um indicador que avalia o desenvolvimento de uma nação, considerando aspectos que vão além dos econômicos. Criado em 1972 pelo rei Jigme Singya Wangchuck, do Butão, o conceito surge como uma alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB), que foca predominantemente no crescimento econômico. Entre os critérios qualitativos que fundamentam o FIB, estão a qualidade de vida dos cidadãos, a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a preservação cultural e a governança.

A cerimônia de abertura também contará com a participação de Caio Queiroz, Thallyta Figueirôa, da Administração de Fernando de Noronha, e Renata Rocha, da YOUniversality.

“A escolha de Dasho Karma Ura para fazer a abertura do evento decorre da necessidade de dar visibilidade às vidas das pessoas que habitam Fernando de Noronha e às questões que frequentemente não recebem atenção adequada. Sem uma comunidade local sólida, saudável e feliz, torna-se complicado implementar projetos ambientais ou turísticos, uma vez que são os residentes que sustentam essas ações a longo prazo”, esclarece Caio.

fórum turismo e sustentabilidade de noronha
Imagem: Aguama Ambiental

No segundo dia do evento, serão realizados painéis voltados aos temas que definiram esta edição do Fórum. Renata Hilário, do Pacto Global da ONU, se juntará a Caio Queiroz e Fernanda Cortez no início das atividades, em um formato de grupo facilitado por Andreia Cardoso, da Somos Um.

No dia 27 de setembro, estão previstos os painéis sobre Turismo Sustentável, Resíduos e Economia Circular, além de Turismo Ético. Confira os participantes:

Painel de Turismo Sustentável:

  • Raquel Pazo – Ibiti
  • Diego Bartolo – Incentiv
  • Natalia Marques e Gilmara Carvalho – Zis
  • Cecília Licarião – ONG e Projetos Aves de Noronha
  • Cristiane Soares Cardoso – Programa DEL Turismo
  • Cosme Cardoso – Projeto ibike Noronha
  • Dr. Oc. José Martins da Silva Júnior – Projeto Golfinho Rotador
  • Lisandro de Almeida – 21k

Painel de Resíduos e Economia Circular:

  • Fabricio Soler – S2F Partners
  • Wagner Andrade – Menos 1 Lixo
  • Caio Queiroz – Aguama Ambiental
  • Edgar Amaro Junior – UTRS – Universo Empreendimento

Painel de Turismo Ético:

  • Onofre Araújo – eCycle
  • Victor Assakawa – Heineken
  • Flavia Lafraia – Especialista em Governança e Gestão de Sustentabilidade e Negócios
plantio Fernando de Noronha
Ação de plantio em projeto de restauração ecológica realizado pela Aguama em parceria com o ICMBio em Fernando de Noronha. Foto: Aguama Ambiental

A cultura local será representada na gastronomia, bem como em apresentações e exposições ao longo do evento. O encerramento ocorrerá no dia 28 de setembro com uma aula de Yoga conduzida por Renata Rocha, além da feira gastronômica “Fantástica Ilha da Alegria”, que contará com as atrações Dj Lally e o cantor Ricardo Ninja, na Praça Vila dos Remédios.

“Estamos muito otimistas quanto aos resultados. O objetivo é unir todos os atores dessa rede com a finalidade de construir um lugar com qualidade de vida para todos, natureza preservada e oportunidades econômicas. O evento é uma forma de consolidar o papel da Aguama como agente transformador positivo em Fernando de Noronha, beneficiando a comunidade local e impulsionando o desenvolvimento sustentável por meio do turismo e de projetos sociais”, finaliza Caio.

Se você deseja participar do I Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Noronha, acesse o link de Inscrição no site da AGUAMA. O evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Programa Município Responsável

municipio responsável sustentabilidade aguama
O programa Município Responsável atua em Fernando de Noronha, em Pernambuco, Caraíva, na Bahia, e nas regiões do Preá e Jericoacoara, no Ceará. Fotos: Aguama Ambiental

O Fórum de Sustentabilidade e Turismo faz parte do Programa Município Responsável, que visa estabelecer a gestão e o desenvolvimento sustentável em destinos turísticos, integrando a comunidade e as iniciativas públicas e particulares para promover a responsabilidade socioambiental, a geração de renda e a preservação do patrimônio ambiental e cultural.

A iniciativa da Aguama busca formular estratégias e projetos para dar continuidade às ações e discussões do Fórum. O primeiro evento ocorreu em junho de 2023, na praia do Preá, no Ceará, que já recebeu a segunda edição do Fórum em junho deste ano. Em 2024, além do Fórum de Sustentabilidade e Turismo em Fernando de Noronha, o evento será promovido em Olímpia, no interior de São Paulo, em novembro.

“Acreditamos na importância de agir como um facilitador do desenvolvimento sustentável, combinando inteligência natural com tecnologia e ciência de dados, para deixar um legado positivo na área socioambiental onde atuamos”, conclui Caio.

A Aguama possui mais de 20 anos de experiência no mercado, desenvolvendo soluções e estratégias por meio de uma abordagem colaborativa que considera a diversidade de visões e uma rede de parcerias nos setores público e privado. Para mais informações, acesse www.aguama.com.br.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]