Faetec oferece cursos de Qualificação Profissional para mulheres vítimas de violência
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para 240 vagas em cursos de Qualificação Profissional voltados para mulheres vítimas de violência que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, busca proporcionar novas oportunidades de capacitação e ajudar na independência financeira dessas mulheres.
As matrículas podem ser feitas entre os dias 22 de janeiro e 2 de fevereiro. Recentemente, foi realizada uma cerimônia de assinatura de adesão ao programa, contemplando 34 municípios que oferecerão os cursos.
Modalidades do programa
O programa da Faetec conta com duas modalidades. A primeira é direcionada a mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, que são vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e moradoras de locais com infraestrutura deficitária. Nessa modalidade, serão beneficiadas 140 mulheres com cursos profissionalizantes.
A segunda modalidade do programa é voltada para mulheres que cumprem pena no sistema prisional. Serão disponibilizadas 100 vagas em três instituições prisionais, sendo o Instituto Penal Talavera Bruce, com 36 vagas; o Instituto Penal Oscar Stevenson, com 34 vagas; e o Presídio Nelson Hungria, com 30 vagas. No Presídio Nelson Hungria, os cursos serão destinados à comunidade LGBTQIAP+.
Oportunidade de transformação
A Secretaria de Estado da Mulher ressalta a importância dessa parceria com a Faetec, que oferece a oportunidade de mulheres vítimas de violência realizarem cursos técnicos e profissionalizantes de forma gratuita. A iniciativa tem como objetivo principal oferecer uma fonte de renda para a independência financeira dessas mulheres, possibilitando uma saída da situação de violência e vulnerabilidade em que se encontram.
A presidente da Faetec, Caroline Alves, destaca que essa parceria representa um grande avanço para o estado, pois oferece às mulheres vítimas de violência uma chance concreta de transformação de suas vidas.
Cursos oferecidos
Os cursos de Qualificação Profissional oferecidos pela Faetec nas duas modalidades do programa englobam áreas como recepção e reservas em meios de hospedagem, logística, recursos humanos e cerimonial. As aulas serão ministradas em unidades da Faetec nos municípios de Ipanema, Cidade de Deus, Barra do Piraí, Resende, São Pedro da Aldeia, Itaboraí e Belford Roxo.
Os interessados em se inscrever devem procurar os Centros de Atendimento à Mulher (CEAMs e CIAMs) e outros órgãos de políticas para mulheres, que encaminharão as candidatas para a Faetec. É necessário preencher uma ficha de inscrição e apresentar documentos pessoais, como CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O prazo para matrícula vai até dia 2 de fevereiro.
Pronatec Mulheres Mil
O Programa Pronatec Mulheres Mil, do Governo Federal, tem como objetivo ampliar as possibilidades de emprego através da capacitação profissional, contribuindo para a redução dos problemas sociais em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano.
Ao oferecer cursos de Qualificação Profissional gratuitos para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social e econômica, a Faetec e a Secretaria de Estado da Mulher buscam promover a inclusão social e a autonomia dessas mulheres, possibilitando um recomeço e uma chance de mudança em suas vidas.
As aulas terão início na primeira semana de fevereiro. Agora é o momento de aproveitar essa oportunidade e adquirir novos conhecimentos para construir um futuro melhor.