Saquarema: Prefeitura promove exposição em homenagem a Serguei e ao rock brasileiro
A Prefeitura de Saquarema, por meio da Subsecretaria de Cultura, abrirá ao público, na próxima terça-feira (16), na Casa de Cultura Walmir Ayala, a exposição “Serguei: 90 anos de Rock and Roll”. A mostra retrata a vida e a carreira de Serguei, um dos maiores ícones do rock brasileiro.
A história por trás do mito
Sérgio Augusto Bustamante, conhecido como Serguei, nasceu em 1933 e faleceu em 2019. Ele ganhou o apelido quando criança, de um amigo russo que não conseguia pronunciar seu nome corretamente. Serguei foi uma figura icônica do rock, embora muitos não o considerassem um grande astro. No entanto, sua personagem detinha grande prestígio e todas as características dos grandes astros do rock.
A exposição conta com painéis que contam a história de Serguei, além de 34 objetos, como indumentárias e adornos, e 21 imagens que fazem parte do acervo do Templo do Rock, localizado na casa onde Serguei morava em Itaúna. O espaço, inaugurado em 2006, reúne mais de duas mil peças, como cartazes de shows, fotografias, CDs, discos e roupas, colecionadas pelo artista ao longo de sua carreira.
Um símbolo do rock nacional
Carismático e irreverente, Serguei era considerado o símbolo do rock de performance nacional. Ele teve a oportunidade de se relacionar com grandes nomes da música, como Janis Joplin, e participou de festas e eventos marcantes da história do rock, incluindo sua apresentação inesquecível no Rock in Rio de 1991. Suas entrevistas eram únicas e desconcertantes, o que o tornou um grande sucesso de mídia.
Em 1972, Serguei se mudou para Saquarema, cidade onde morou até o final de sua vida. Sua casa se tornou um museu, que preserva sua memória e legado para as futuras gerações.
Exposição e localização
A exposição “Serguei: 90 anos de Rock and Roll” ficará aberta ao público na Casa de Cultura Walmir Ayala, localizada na Rua Coronel Madureira, nº 88, no Centro de Saquarema. A visitação é gratuita e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 3 de maio.
A exposição é uma homenagem merecida a Serguei, um ícone do rock brasileiro que deixou um legado inegável. É uma oportunidade única para os fãs do artista e amantes do rock conhecerem mais sobre sua história e sua contribuição para a música nacional.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos