Evento gratuito de avistamento de aves no parque Ibirapuera

observa pássaros

Parque Ibirapuera realiza evento gratuito de observação de pássaros

Caminhar enquanto observa pássaros. Mais do que isso: conhecer as aves que habitam a borbulhante capital paulista, deixando os sons da buzina de lado para se concentrar nos cantos dos pássaros. Esta é uma experiência que pode ser realizada no Parque Ibirapuera, o parque urbano mais importante da cidade de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, existem mais de 370 espécies diferentes de aves catalogadas na cidade. Uma riqueza que inclui aves migratórias, endêmicas e até mesmo espécies ameaçadas de extinção. Somente no Ibirapuera, cerca de 200 tipos de pássaros habitam seu ecossistema, como sabiás, joões-de-barro, pica-paus, canários-da-terra, pintassilgos, papagaios, maracanãs e periquitos.

Buscando ajudar na conscientização da população sobre a importância de preservar as espécies, o Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, realiza experiências imersivas de observação dos pássaros. O evento chamado de Passarinhada é gratuito e aberto a qualquer interessado.

A próxima edição tem data marcada para o dia 20 de julho, às 7h30. O passeio será conduzido pelo professor Pedro Cristales, que apresentará aos participantes as principais características e curiosidades das aves e ensinará como identificá-las. É recomendável levar binóculos, para aprimorar a prática. Há quem goste também de registrar os momentos com câmera fotográfica.

Passarinhada no Parque Ibirapuera
– Data: 20 de julho
– Horário: 7h30
– Ponto de encontro: Portão 10
– Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP, CEP: 04094-050
– Público-alvo: livre para todos os públicos
– Acesso: gratuito e sem necessidade de inscrição

Observar pássaros

Quando o assunto é biodiversidade de avifauna, o Brasil está entre os três países com maior variedade de aves do mundo, contando com 1.859 espécies catalogadas, de acordo com o último levantamento anual realizado pelo Comitê de Classificação de Aves da América do Sul, divulgado em novembro de 2023.

Além de uma prática agradável, estudos já apontam que ouvir o canto de pássaros melhora a sensação de bem-estar dos seres humanos. Uma dessas pesquisas, aliás, mensurou que esse sentimento pode perdurar por até 8 horas.

Quem busca essa sensação única de ouvir os pássaros em plena cidade, não deve pressioná-los em gaiolas. Além de participar de eventos de observação de pássaros, uma forma de trazer as pequenas aves para perto de forma natural e harmônica com a natureza é plantando árvores: conheça 22 árvores que atraem pássaros.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]