Sign In

EUA podem cancelar permissões de Samsung, Hynix e TSMC na China, afirmam fontes

União Europeia vai impedir dona do Facebook de usar dados pessoais em anúncios - 06/12/2022

EUA Avaliam Estratégia em Meio a Trégua Comercial com a China

Uma importante autoridade da Casa Branca declarou recentemente que os Estados Unidos estão “preparando o terreno” caso a trégua comercial firmada com a China venha a ser desfeita. Apesar dessa precaução, a mesma autoridade expressou confiança na continuidade do acordo, especialmente no que diz respeito à exportação de terras raras por parte da China, como determinado.

Preocupação com o Futuro do Acordo

“No momento, não há intenção de utilizar essa tática”, afirmou o representante, referindo-se a possíveis medidas mais rigorosas. “É, antes de tudo, uma ferramenta que desejamos ter disponível caso o acordo não se concretize ou surjam novos fatores que possam afetar as relações bilaterais”, completou.

Essa posição cautelosa da administração norte-americana veio à tona após o Wall Street Journal divulgar uma notícia sobre o assunto nesta sexta-feira, causando impacto imediato nas ações de algumas empresas do setor de tecnologia.

Impactos no Mercado de Tecnologia

Após a divulgação, ações de fabricantes de equipamentos para chips nos EUA, que abastecem fábricas na China, sofreram uma queda acentuada. A KLA Corp registrou uma baixa de 2,4%, enquanto a Lam Research caiu 2,3% e a Applied Materials teve uma redução de 1,7% no valor de suas ações. Em contrapartida, ações da Micron, concorrente de peso da Samsung e da SK Hynix no mercado de chips de memória, tiveram alta de 1,3%.

Um porta-voz do Departamento de Comércio dos EUA assegurou que, apesar das especulações sobre possíveis revogações, “as fabricantes de chips ainda poderão operar na China”.

Exigências de Licenciamento Rigorosas

O porta-voz ainda destacou que os novos mecanismos de fiscalização para chips refletem exigências de licenciamento já aplicadas a outras empresas de semicondutores que exportam para a China, garantindo assim que os Estados Unidos mantenham um processo justo e recíproco.

Especialistas do setor acreditam que, caso as restrições para o envio de produtos por empresas norte-americanas aumentem, isso poderá beneficiar as concorrentes chinesas no mercado doméstico de semicondutores.

A tensão entre os dois gigantes econômicos do mundo reflete a complexidade das relações comerciais no setor de tecnologia, onde as estratégias comerciais são frequentemente ajustadas em resposta a mudanças políticas e econômicas globais. A vigilância contínua sobre acordos comerciais, como o dos chips, demonstra a delicadeza necessária na manutenção de parcerias internacionais em tempos de incerteza.

Fonte da Notícia: [Guia Região dos Lagos](https://www.uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2025/06/20/eua-consideram-revogar-autorizacoes-para-samsung-hynix-e-tsmc-na-china-dizem-fontes.htm)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques