Estudo indica álcool em pães de fôrma

pães de forma

A presença de álcool em pães de forma de marcas populares foi revelada por uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Os resultados, divulgados recentemente, mostraram que cinco marcas teriam teor alcoólico superior a 0,5% se os pães fossem considerados bebidas. As marcas em questão são Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wick Leve e Panco.

De acordo com a pesquisa, se os pães fossem consumidos como bebida, as marcas Visconti, Bauducco e Wickbold 5 Zeros ultrapassariam a quantidade de álcool permitida para dirigir, de acordo com os índices do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Duas fatias do pão de forma da marca Visconti, por exemplo, teriam o equivalente a 1,69g de álcool, enquanto a quantidade segura para dirigir é abaixo de 3,3g.

Os dados levantaram preocupações, principalmente para gestantes e lactantes, pois a ingestão recorrente de álcool, mesmo em baixas doses, pode afetar o aprendizado e causar problemas de memória. A síndrome alcoólica fetal (SAF), consequência do consumo de álcool durante a gravidez, pode gerar anormalidades no desenvolvimento do sistema nervoso central, além de retardo de crescimento e problemas de saúde mental.

Além disso, a pesquisa aponta que alguns pães de forma brasileiros teriam teor alcoólico maior do que o valor limite permitido para medicamentos fitoterápicos destinados a crianças. Segundo as diretrizes pediátricas europeias, o limite é de 6 miligramas por quilo de peso corporal. Considerando uma criança de 12,5kg, a quantidade seria de 75mg. No entanto, uma única fatia de pão das marcas Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys e Wickbold supera esse valor.

A contaminação dos pães com álcool ocorre durante o processo de fabricação, quando as indústrias acrescentam conservantes aos produtos. O álcool utilizado para diluição do conservante deve ser evaporado durante o processo de cozimento, mas em casos de uso excessivo ou diluição inadequada, o álcool pode permanecer no pão, resultando em um teor elevado de etanol.

A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, declarou que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento, seguindo todas as legislações e regulamentações vigentes.

É importante ressaltar que a ingestão de álcool em qualquer quantidade durante a gravidez e a lactação pode ser prejudicial à saúde do bebê. Recomenda-se que gestantes e lactantes evitem o consumo de álcool e optem por alimentos e bebidas saudáveis para garantir o bom desenvolvimento do feto e a saúde do recém-nascido.

A Agência Brasil procurou entrar em contato com os demais fabricantes citados na pesquisa para obter seus posicionamentos sobre o assunto.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]