Estudantes desenvolvem tecnologia que filtra água com cascas de quiabo

Estudantes purifica água quiabo

Estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, escola pública de Ensino Médio Integral em Canindé de São Francisco (SE), desenvolveram um projeto inovador para purificar a água na região. Utilizando quiabos descartados, os alunos criaram uma solução sustentável e de baixo custo, com o objetivo de ampliar o acesso à água potável e promover a reutilização de resíduos naturais.

O projeto, chamado “Acendra”, consiste na adição de um coagulante natural, extraído do quiabo, em reservatórios com água argilosa. Essa substância torna o líquido próprio para o consumo humano. A iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes Lucas Adib, Arthur Jorge e Anne Gabriela de Freitas, do 2º ano do ensino médio, e já foi apresentada em eventos como a Feira de Conhecimento e Arte e a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia.

Com a supervisão das professoras de química e geografia, o projeto faz parte das propostas pedagógicas diversificadas do Ensino Médio Integral. Essa modalidade de ensino tem como base o protagonismo juvenil, envolvendo os alunos em projetos de impacto social.

A ideia surgiu diante da realidade enfrentada pela população local, que ainda é abastecida com água por meio de carros-pipa. Diante desse cenário, os estudantes buscaram uma solução que se conectasse com a comunidade e que fosse sustentável. Eles descobriram que a pectina, presente no quiabo, poderia ser utilizada como coagulante orgânico, substituindo os aditivos inorgânicos que são prejudiciais à saúde. Além disso, o resíduo do quiabo pode ser reaproveitado como adubo.

O Acendra não apenas proporcionou uma experiência de aprendizado aos alunos, mas também despertou neles uma consciência social e ambiental. Ao entrevistar moradores e conhecer as dificuldades enfrentadas por muitos nordestinos em relação à falta de água potável, Lucas Adib passou a enxergar seus próprios privilégios e a importância de buscar soluções que possam beneficiar toda uma comunidade.

O projeto dos estudantes de Sergipe é um exemplo de como a educação pode ser transformadora e engajar os jovens em questões sociais e ambientais. Além disso, a iniciativa promove a valorização de recursos naturais e a busca por alternativas sustentáveis para problemas cotidianos.

A criatividade e o engajamento dos estudantes são essenciais para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis. Projetos como o Acendra mostram que é possível aliar conhecimento científico com ações práticas que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Essa iniciativa também reforça a importância de investir em uma educação integral, que vai além do conteúdo curricular e estimula o protagonismo dos alunos. Ao vivenciarem experiências como essa, os estudantes desenvolvem habilidades importantes para a vida pessoal e profissional, além de se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.

O sucesso do projeto Acendra e o reconhecimento que os estudantes receberam por ele são motivos para comemorar. Mais do que isso, eles nos mostram que, por meio da educação e da inovação, podemos encontrar soluções para desafios que parecem impossíveis de serem superados. Que exemplos como esse se multipliquem e inspirem mais jovens a fazer a diferença em suas comunidades.

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