Alunos da rede pública são premiados por projetos sustentáveis no Rio de Janeiro
Na última semana, estudantes de escolas públicas em municípios do Rio de Janeiro foram premiados por projetos sustentáveis em um concurso que avaliou propostas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O concurso Transformando Ideias em Ações Sustentáveis selecionou os três melhores projetos em três categorias: robótica, sustentabilidade e ações de integração em torno da comunidade escolar. Os vencedores foram premiados com tablets, notebooks e smartphones.
Na categoria robótica, o primeiro lugar ficou com Matheus Herico Aredes da Silva, aluno do segundo ano do Ensino Médio do Ciep Mané Garrincha, com um projeto de sistema de irrigação automático para a horta da escola, que utiliza água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado.
Na categoria sustentabilidade, o vencedor foi João Pedro Medeiros de Souza, estudante do segundo ano do Ensino Médio do CE Olavo Bilac, em Resende. Ele desenvolveu um aplicativo que orienta o usuário sobre como descartar corretamente diferentes tipos de lixo, como recicláveis, orgânicos, residenciais e eletrônicos.
Já na categoria ações de integração, o primeiro lugar foi para Nicolas Oliveira Marvilla e seu grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, em Niterói. Eles arrecadaram fundos para comprar uma impressora para a escola por meio da venda de sucata.
O concurso contou com a participação de 246 alunos de 88 escolas públicas, representando 15 regionais da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela A Glocal Experience Rio, em parceria com a Secretaria de Educação, e teve o patrocínio da Águas do Rio.
Os projetos apresentados pelos estudantes tinham como objetivo promover a conscientização e a prática dos ODS, buscando transformar de forma positiva e sustentável o ambiente escolar e a comunidade. Essa iniciativa permitiu aos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, além de desenvolverem habilidades como trabalho em equipe, pesquisa e inovação.
O festival sobre sustentabilidade, que acompanhou o evento de premiação, aconteceu na Marina da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro. O festival apresentou conteúdos, arte, cultura e tecnologia relacionados ao desenvolvimento sustentável.
A parceria entre a A Glocal Experience Rio e a Secretaria de Educação foi considerada fundamental para o sucesso do concurso. A subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Joilza Rangel, destacou a potência de talentos existente na rede de ensino e elogiou todas as propostas e projetos apresentados.
A iniciativa de premiar projetos sustentáveis desenvolvidos por alunos da rede pública é uma forma de incentivar a participação da nova geração na busca por soluções para problemas socioambientais. Além disso, reforça a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e da implementação dos ODS como uma diretriz para ações concretas em prol do bem-estar coletivo e do planeta.