Erros frequentes na limpeza e cuidado dos alimentos

higienizar alimentos

Higienização e conservação corretas dos alimentos são essenciais para evitar doenças transmitidas por alimentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 600 milhões de pessoas são diagnosticadas com doenças relacionadas à alimentação e 420 mil acabam morrendo em decorrência dessas doenças anualmente. No Brasil, de 2000 a 2018, foram registrados 247 mil casos de doenças alimentares, resultando em quase 200 mortes, de acordo com o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan).

Muitas vezes, quando lidamos com problemas de saúde causados por alimentos, acreditamos que a contaminação ocorreu ao consumir alimentos fora de casa. No entanto, a principal causa de contaminação é nossa própria cozinha. É necessário ter cuidado e evitar erros comuns na higienização e na conservação dos alimentos.

Um erro comum é higienizar frutas, legumes e verduras apenas com água. A Dra. Giovana Carolina Bodnar, doutora em Microbiologia e professora do curso de Biomedicina da Universidade Positivo (UP), explica que é necessário higienizá-los com uma solução clorada. Para isso, é preciso retirar as partes estragadas ou machucadas, lavar em água corrente e deixar de molho na solução por 10 minutos. Após enxaguar novamente em água corrente, os alimentos devem secar naturalmente antes de serem guardados. A solução clorada pode ser preparada diluindo uma colher (sopa) de água sanitária comercial, que possua entre 2% e 2,5% de cloro ativo, em um litro de água.

Outro erro comum é não lavar as mãos adequadamente antes de manipular os alimentos. É necessário lavar muito bem as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, inclusive entre os dedos e embaixo das unhas, locais nem sempre lembrados durante a higienização das mãos.

Lavar o frango e outras carnes também é um erro comum. Ao lavar esses alimentos, as bactérias presentes neles podem espirrar e se espalhar para outras superfícies próximas à pia, contaminando-as. Além disso, durante o cozimento, as altas temperaturas eliminam as bactérias que podem causar intoxicação alimentar, tornando desnecessário o processo de lavagem.

Outro aspecto importante na conservação dos alimentos é saber armazená-los corretamente na geladeira. É importante entender que a temperatura pode variar entre os compartimentos da geladeira, e cada tipo de alimento deve ser armazenado no local mais adequado. Alimentos frescos e alimentos cozidos precisam de temperaturas mais baixas para preservar a qualidade, e devem ser colocados nas prateleiras mais altas e nas gavetas. Além disso, é fundamental prestar atenção ao tempo de armazenamento de cada alimento, evitando mantê-los por períodos excessivos dentro da geladeira.

Também é arriscado esperar os alimentos esfriarem antes de colocá-los na geladeira. Após a refeição, se os alimentos permanecerem no fogão, na pia ou no balcão, a temperatura ambiente favorece a multiplicação de bactérias. Portanto, é aconselhável guardar a comida imediatamente após o fim da refeição.

Não trocar ou higienizar regularmente os panos de prato e esponjas também é um erro comum. Esses itens podem se tornar locais ideais para a proliferação de bactérias e acabar transferindo-as para os alimentos. É recomendado trocar a esponja pelo menos uma vez por semana e higienizá-la, seja colocando-a em água fervente por alguns minutos, seja deixando-a de molho em uma solução de água e água sanitária comercial.

Por fim, é fundamental higienizar corretamente a pia e a geladeira com frequência. Toda a bancada deve ser higienizada sempre que houver manipulação de alimentos nessa área, e a geladeira deve ser limpa pelo menos uma vez por mês. Na limpeza interna da geladeira, é necessário esvaziá-la, verificar a data de validade e a qualidade dos alimentos, remover as prateleiras e lavar o interior do eletrodoméstico com água e detergente neutro. A parte externa pode ser limpa com água e detergente neutro, mas a secagem deve ser feita naturalmente.

Seguir essas orientações básicas para a higienização e conservação dos alimentos pode ajudar a prevenir doenças transmitidas por alimentos, garantindo refeições mais seguras e saudáveis para toda a família. Vale ressaltar que a correta higienização dos alimentos faz parte de um conjunto de hábitos alimentares saudáveis que contribuem para a saúde e o bem-estar de todos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]