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Paris: Uma Revolução sobre Duas Rodas
A cidade de Paris ganhou destaque internacional em 2024 devido à realização dos Jogos Olímpicos. Para acomodar este megaevento, a metrópole passou por diversas transformações significativas, sendo que algumas dessas melhorias vão muito além do âmbito olímpico. Com investimentos e iniciativas do governo local, a qualidade do ar na capital francesa experimentou um avanço expressivo, alterando também a forma como os cidadãos se deslocam. O número de ciclistas na cidade aumentou drasticamente, dobrando entre outubro de 2022 e outubro de 2023.
As bicicletas passaram a se tornar uma vista comum nas famosas avenidas e nas ruas cheias de vida da capital francesa. Essa revolução ciclística em Paris foi tema de uma reportagem do respeitado jornal Le Monde.
O artigo apresenta dados importantes e discute que o crescimento no número de ciclistas reflete uma mudança social mais ampla voltada para a mobilidade sustentável e a revitalização urbana.
O vice-prefeito David Belliard, representante do Europe Ecologie-Les Verts (EELV), afirmou que o crescimento do uso de bicicletas em Paris representa um fenômeno que vai além de uma simples moda, consolidando-se como um componente essencial da identidade urbana da cidade. “Na mobilidade, mais do que em qualquer outro segmento, a questão principal é a oferta, não a demanda”, destacou ele, ao assegurar que a administração “expandiou significativamente a oferta de infraestruturas”.
Os resultados dos investimentos em infraestrutura ciclística têm sido visíveis: mesmo diante de desafios climáticos, o número de ciclistas nas ruas continua a aumentar, estabelecendo novas marcas para a presença do público e reformulando a paisagem urbana.
“Sempre soubemos que o uso da bicicleta ultrapassou o simples efeito de tendência. Apesar do clima adverso que Paris enfrentou recentemente, continuamos a registrar novos recordes de ciclistas”, comentou Belliard.
A transformação voltada para as bicicletas teve início em 2015, quando a prefeita Anne Hidalgo fez progressos em seu plano de incentivar o ciclismo com um orçamento de 150 milhões de euros para dobrar a extensão das ciclovias na cidade. Os investimentos foram mantidos com o objetivo de realizar a meta de tornar Paris uma cidade 100% ciclística.
Além das estatísticas, é importante reconhecer as mudanças profundas na “cultura ciclística” da cidade, que hoje conta com uma comunidade ativa e entusiástica de ciclistas circulando por suas ruas. Desde passeios relaxantes ao longo do Sena até trajetos diários por vias movimentadas, o ato de pedalar transformou-se em uma parte indiscutível da vida urbana parisiense.
Além da ampliação das ciclovias e ajustes nas leis de trânsito para garantir vias mais seguras aos ciclistas, iniciativas inovadoras de compartilhamento de bicicletas foram implementadas.
Considerando o status de Paris como uma das cidades mais emblemáticas do planeta, seu modelo de mobilidade urbana serve como exemplo para outros centros urbanos na França. O país recentemente anunciou um investimento significativo de US$ 2 bilhões para incentivar a prática do ciclismo em todo o território nacional nos próximos quatro anos.
O CicloVivo espera que as bicicletas ganhem cada vez mais espaço nas cidades ao redor do mundo, inspirando prefeitos e prefeitas de todo o Brasil a seguir o exemplo da capital francesa.
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