Ecobarreira retira 400 kg de resíduos de rio em Saquarema

ecobarreira saquarema

Ecobarreira remove 400 quilos de lixo de rio em Saquarema

Uma Ecobarreira instalada no Rio das Moças, em Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro, já retirou mais de 400 quilos de lixo das águas em pouco mais de três meses. Essa iniciativa tem evitado que esses resíduos cheguem ao mar. Dentre os materiais recolhidos, estão plásticos, isopor, pedaços de tecidos, televisões, cadeiras, balões e bonecas, entre outros.

A Ecobarreira consiste em uma estrutura simples feita de galões que flutuam na superfície do rio e impedem a passagem dos resíduos. Periodicamente, esses resíduos são coletados e passam por uma triagem. O que pode ser reciclado é entregue a catadores locais, enquanto o restante é encaminhado para a coleta municipal de resíduos sólidos.

Essa Ecobarreira foi construída pelo ativista Diego Saldanha, que já instalou diversos equipamentos desse tipo em um rio que passa pela cidade de Curitiba, no Paraná. Além de coletar resíduos, iniciativas como essa promovem a conscientização da população sobre a importância de mudar hábitos cotidianos para a preservação do planeta e o bem-estar das pessoas.

A ação em Saquarema contou com a participação do Instituto APRENDER Ecologia, da ONG Mar Sem Lixo, da Ecolocal Brasil e da Prefeitura de Saquarema. A instalação da Ecobarreira foi possível graças à WSL One Ocean, que reuniu 12 instituições em uma rede de cooperação para conscientizar a sociedade sobre a poluição dos rios e mares.

Durante o período de atuação da Ecobarreira, foram realizados cinco eventos de sensibilização. Um desses eventos consistiu em transformar o lixo retirado da praia em 50 quilhas para pranchas de surfe. Essas quilhas foram entregues à Associação de Surf de Saquarema para serem distribuídas como prêmios.

Saquarema faz parte do Bioma da Mata Atlântica e abriga diversos ecossistemas, como manguezais, lagoas, dunas, restingas e florestas. No entanto, apenas 12% da Mata Atlântica ainda está preservada no Brasil, sendo esse bioma responsável por abrigar 70% da população do país. É fundamental preservar essas áreas para garantir os serviços ecossistêmicos que elas oferecem, como abastecimento de água, regulação do clima e lazer.

O objetivo agora é buscar apoio para a manutenção da Ecobarreira em Saquarema e garantir a continuidade desse projeto, que tem sido de grande importância para a comunidade local e para a preservação do Rio das Moças e do meio ambiente em geral.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Imagens:
– Imagem 1: Ecobarreira em Saquarema (Foto: duofinephoto.com)
– Imagem 2: Resíduos retirados do rio pela ecobarreira (Foto: duofinephoto.com)
– Imagem 3: Quilhas feitas de resíduos plásticos recolhidos pela ecobarreira (Foto: duofinephoto.com)
– Imagem 4: Ecobarreira no Rio das Moças em Saquarema (Foto: Fabrício Almeida)

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]