Doação de vidro reciclado ao Banco de Alimentos

reciclagem de vidro plano

Reciclagem de vidro vira doação a Banco de Alimentos

Um projeto que tem como objetivo aumentar a reciclagem de vidro plano acaba de ser lançado em Santa Catarina. O foco será transformar o material coletado em dinheiro para o Banco de Alimentos do estado – organização que atua na recepção e distribuição gratuita de alimentos oriundos de doações de setores privados e/ou públicos e os destinam a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Batizado de Campanha Vidro Solidário, o projeto é liderado pela produtora de embalagens de vidros Verallia em parceria com a empresa Catarina Vidros, Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi), Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais de Santa Catarina (Sindicavidros), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Banco de Alimentos de Santa Catarina.

A partir deste mês de março, a empresa Catarina Vidros irá disponibilizar caçambas exclusivas para a coleta de vidro plano de vidraçarias associadas da Ascevi e Sindicavidros. Na categoria de vidro plano se enquadram janelas, espelhos, box de banheiro, assim como os vidros utilizados na construção civil de fachadas, guarda-corpos, mirantes, piscinas, entre outros similares.

Mensalmente, o volume arrecadado será pesado e convertido em reais (R$), que serão direcionados ao Banco de Alimentos para a compra de alimentos entregues gratuitamente para as entidades previamente cadastradas (escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras).

“Com a Campanha Vidro Solidário, poderemos engajar o setor empresarial na causa da reciclagem de vidro plano e ainda contribuir para o aumento das taxas de circularidade desse nobre resíduo. Esperamos engajar cada vez mais todos os setores da sociedade para contribuirmos, em conjunto, com a preservação do meio ambiente”, afirma Sofia Wurlitzer, Gerente de projetos de Responsabilidade Social Corporativa e CO2 da Verallia.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, ressalta que, além do caráter social, a campanha tem um importante papel educativo ao incentivar o reaproveitamento do insumo. “A indústria tem buscado formas de fazer a gestão dos seus resíduos de maneira sustentável. A reciclagem reduz as emissões de CO2 e a extração de matéria-prima virgem”, frisa Aguiar.

Reciclagem de vidro

No Brasil, a reciclagem do vidro em geral é ínfima, sendo que um dos desafios é saber onde descartar corretamente as embalagens de vidro. Pensando nisso, a Verallia disponibiliza em seu site uma lista de endereços de ecopontos para a entrega voluntária de potes e garrafas de vidro. Desta forma, os consumidores podem descobrir o local mais próximo da residência para realizar o descarte responsável e, consequentemente, impulsionar a reciclagem do material no país.

Hoje é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos terminem em aterros sanitários e apenas 25% sejam reciclados. Além do acúmulo de resíduos, os materiais destinados aos aterros são custosos para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2.

A reciclagem de uma tonelada de casco economiza em média 1,2 tonelada de matéria-prima virgem. Segundo a Verallia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]