Dicas de Ecoturismo em Jundiaí, São Paulo

Turismo Rural em SP: o que fazer em Jundiaí

Turismo Rural em Jundiaí: Descubra as maravilhas da região

Jundiaí, uma cidade localizada a menos de 60 quilômetros do centro da capital paulista, oferece aos visitantes a oportunidade de vivenciar a tranquilidade da vida rural. Mesmo sendo uma das maiores cidades de São Paulo, Jundiaí se destaca pela produção de uva e vinho, atraindo turistas interessados no turismo rural. Esse segmento representa cerca de 70% do fluxo turístico da cidade.

Com o intuito de atender à demanda, Jundiaí conta com 84 empreendimentos voltados para o turismo rural. O sucesso desse trabalho pode ser exemplificado pelo fato de a cidade ter sido eleita tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural.

A região de Jundiaí oferece uma série de opções de locais para visitar. A maioria desses lugares é composta por negócios familiares que abriram suas portas para o turismo. Antigos terrenos, anteriormente reservados para a produção agrícola, agora oferecem experiências únicas para os visitantes.

Café da Manhã

No meio da correria do dia a dia, poder desfrutar de um café da manhã tranquilo é um verdadeiro luxo muitas vezes reservado apenas para os finais de semana e feriados. Em Jundiaí, existem duas opções de lugares para apreciar o sabor do campo.

Quinta dos Alves

Cercada por vegetação, a Quinta dos Alves é um dos lugares mais tranquilos para tomar um café da manhã aos finais de semana. Logo na entrada, uma ponte corta um riacho e os visitantes são recebidos por um imenso bambuzal, onde é possível avistar saguis.

O espaço possui um grande quintal com parquinho e uma fazendinha, que certamente fazem a alegria das crianças. Entre as árvores, é possível relaxar embaixo de uma antiga árvore de pau-brasil plantada pela proprietária Luciana Alves há anos.

A Quinta dos Alves guarda as histórias da família, que está na propriedade desde o século 19. Para receber os clientes, uma antiga granja foi revitalizada, mantendo a estrutura original do telhado. Uma antiga olaria também faz parte da decoração do local, conhecido como “Casa do Saci”, que remete à desculpa que os adultos da família usavam para afastar as crianças da área próxima ao rio.

No salão do café, os visitantes encontrarão uma variedade de pães, bolos e frutas, tudo preparado no próprio local. Há também pão na chapa e tapiocas feitas na hora. A mesa de doces é farta e vale a pena provar a famosa Cocada da Vó Nazaré, uma homenagem à matriarca da família. O buffet é self-service à vontade.

Endereço: Av. Nilo Tracci, 291 – Corrupira
Telefone: (19) 3470-0174
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriado das 8h às 13h

O local aceita animais, possui banheiro acessível, fraldário e estacionamento para automóveis e ônibus. Em caso de fila de espera, a permanência na mesa é limitada a 1h30.

Bella Mattina

Considerado o espaço mais tradicional de café da manhã colonial de Jundiaí, o Bella Mattina é ideal para quem quer começar o dia com alto astral. O local possui música ao vivo e sempre atrai um público animado. É recomendado chegar cedo, pois a espera pode ser de uma hora e meia.

Para quem não é do time que acorda cedo, o restaurante entrega comandas aos clientes, que podem aproveitar para passear pela propriedade enquanto esperam. O local possui uma fazendinha com animais, playground, empório de produtos artesanais, lago ornamental e diversas plantações.

Assim como a Quinta dos Alves, o café da manhã do Bella Mattina é self-service à vontade, com diversas opções de massas, doces e salgados. A mesa do café não fica vazia, sendo constantemente reposta. Não deixe de provar o famoso pão na chapa com ovo preparado na hora.

Endereço: Rua Roberto Carbonari, 135 – Traviú
Telefone: (11) 98915-8299
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriado das 8h às 13h.

O local aceita animais, possui acessibilidade, fraldário e estacionamento para automóveis. Se houver fila de espera, a permanência na mesa é limitada a 1h30.

Para beber vinho

Degustar vinhos enquanto ouve boas histórias é a proposta das vinícolas da região, cujos negócios são passados de geração em geração. Jundiaí produz artesanalmente, em média, 600 mil litros de vinho por ano, com 21 vinícolas. Na produção industrial, esse número chega a impressionantes sete milhões de litros.

Vinícola Castanho

Fundada em 1968, a Vinícola Castanho se destaca pela produção de vinhos de mesa e vinhos finos. São 14 mil pés de uva bordô, que resultam em um vinho aromático e frutado. A vinícola já recebeu diversos prêmios por seus espumantes, vinhos e sucos de uva. Um dos destaques é o Poesia de Inverno, um vinho exclusivo e de edição limitada.

É possível fazer um tour guiado para conhecer os vinhedos e a adega. Durante o passeio, os turistas aprendem sobre a história da vinícola, como são produzidos os vinhos (inclusive a maturação em barricas), as características das uvas presentes na região de Jundiaí, como a famosa Niagara Rosada, entre outras curiosidades. Além disso, há uma degustação de vinhos e espumantes.

Endereço: Travessa dos Patos, 1050 – Castanho
Telefone: (11) 4537-1502
E-mail: [email protected]

A vinícola aceita animais, possui acessibilidade e estacionamento para automóveis e ônibus.

Adega Beraldo Di Cale

Um sítio, cuja produção de uva era o principal negócio, deu lugar a uma propriedade aberta ao turismo rural. A Adega Beraldo di Cale foi fundada em 2001 por Solange Paolini Sgarioni e desde então é comandada por sua filha. A adega é uma homenagem ao avô italiano Beraldo, que nasceu em Cittaducale, inspiração para o título “di Cale” presente nos rótulos de vinho. O local oferece passeios pelo sítio, almoços, jantares harmonizados e também vende produtos da região, como vinhos, sucos de uva e doces artesanais.

Endereço: Estrada Municipal de Jarinu, Km 12 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-1049
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Adega – terça a domingo das 8h30 às 17h / Restaurante – sábados, domingos e feriados das 11h30 às 16hrs.

O local aceita animais, possui acessibilidade e estacionamento para automóveis e ônibus.

Vinícola Oliveira

De família portuguesa, a Vinícola Oliveira ocupa uma vasta área onde diversos cultivos agrícolas já foram testados desde os anos 20. A produção de uva Niagara Rosada é a especialidade da vinícola. O espaço oferece degustação de vinhos, espumantes, sucos de uva e geleias.

Endereço: Rua Luiz Fontebasso, 397 – Champirra
Telefone: (11) 4535 1716
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Sábados das 9 às 17:30h domingos das 9h às 16h

O local aceita animais, possui acessibilidade e estacionamento para automóveis e ônibus.

Para almoçar

A gastronomia de Jundiaí reflete fortemente a influence italiana, já que a cidade conta com uma grande porcentagem de descendentes de imigrantes italianos. Além da produção de uva e vinho, a cultura italiana está presente na culinária local.

Sítio Fontebasso

Comandado pela família Fontebasso, o Sítio Fontebasso une gastronomia e história por meio do restaurante e adega. Os visitantes podem realizar um tour pelo sítio, que inclui a visita ao vinhedo, aprendizado sobre as uvas, degustação de vinhos artesanais e a história da família no Brasil.

O restaurante do Sítio Fontebasso oferece pratos típicos da culinária italiana, como a famosa polenta Monte Traviú, uma polenta cremosa recheada com muçarela e coberta de molho ao sugo com calabresa cortada em cubos e costelinha de porco desfiada.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]