Dia D Contra a Dengue: mais uma ação acontece em Araruama
No próximo dia 1º de março, a Prefeitura de Araruama, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras, realizará mais uma ação da campanha de combate à dengue no município. O chamado Dia D acontecerá no distrito de Praia Seca, das 9h às 16h, e busca conscientizar os moradores sobre a importância de adotar medidas preventivas.
A ação contará com a presença dos agentes de saúde, que visitarão os moradores para orientar sobre as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Além disso, eles verificarão e ajudarão a eliminar possíveis criadouros do mosquito, como pneus, calhas e pratos usados para suporte de plantas.
Também será realizada a pulverização com inseticidas nos locais onde já existem focos e larvas do mosquito. Para complementar a ação, a Secretaria de Obras realizará a limpeza e retirada de entulho e lixo dos quintais, que também podem se transformar em criadouros.
A importância do combate à dengue
É fundamental que a comunidade esteja consciente da importância de adotar as medidas de combate à dengue. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode trazer complicações graves à saúde das pessoas, sendo necessário fazer um esforço conjunto para evitar sua propagação.
Além da dengue, o mosquito também é transmissor da chikungunya e zika, outras doenças que representam sérios problemas de saúde pública. Por isso, é imprescindível que todos se envolvam nessa luta e adotem as medidas preventivas, eliminando os focos de reprodução do mosquito em suas casas, locais de trabalho e comunidade em geral.
Ações permanentes no combate à dengue
A Prefeitura de Araruama realiza diversas ações permanentes no combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além dos mutirões de limpeza e eliminação de criadouros, também são promovidas campanhas educativas, palestras e distribuição de materiais informativos para conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito.
É fundamental que cada cidadão assuma sua responsabilidade no combate à dengue, adotando as medidas necessárias para eliminar os criadouros do mosquito em sua residência. Além disso, é importante que a população esteja atenta aos sintomas da doença e busque atendimento médico em caso de suspeita, para um diagnóstico e tratamento adequados.
Conscientização como arma contra a dengue
A conscientização dos munícipes sobre a importância de adotar as medidas de combate à dengue é imprescindível para minimizar as ocorrências da doença. A participação de todos é fundamental nesse processo, e cada um pode fazer a diferença na prevenção da dengue, chikungunya e zika.
Portanto, esteja atento às orientações dos agentes de saúde, faça a sua parte na eliminação dos criadouros do mosquito e dissemine essa informação entre seus familiares, vizinhos e amigos. Juntos, podemos garantir um ambiente mais seguro e livre da dengue em Araruama.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos