São Pedro da Aldeia: Inscrições abertas para curso sobre Pesca com foco em Saúde, Meio Ambiente e Segurança

São Pedro da Aldeia abre inscrições para curso de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Pesca | São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia abre inscrições para curso de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Pesca

A capacitação tem como objetivo desenvolver o potencial socioeconômico das comunidades pesqueiras

A Associação de Pescadores da Praia da Baleia divulgou que no próximo mês de março, o Instituto Onda Azul realizará o Curso Saúde, Meio Ambiente e Segurança na Pesca em quatro cidades costeiras: Maricá, Saquarema, e Cabo Frio. Essa iniciativa faz parte do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), que é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com a parceria da Petrobras. O objetivo principal do curso é capacitar indivíduos ligados à pesca para que a atividade seja realizada de forma segura, sustentável e consciente.

A capacitação é direcionada para homens e mulheres, estudantes ou trabalhadores ligados à pesca, que mantenham vínculo de parentesco até o 3º grau e residam nas comunidades pesqueiras contempladas pelo projeto. O curso tem como foco atrair jovens com Ensino Fundamental incompleto ou nos seus primeiros anos, visando promover o conhecimento e ampliar o potencial socioeconômico das comunidades pesqueiras.

O Curso de Saúde, Meio Ambiente e Segurança na Pesca será ministrado por profissionais especializados de universidades públicas e privadas, abordando uma diversidade de temas essenciais. Entre os assuntos abordados estão o ciclo básico da pesca, segurança e saúde do pescador, prevenção de acidentes, avaliação de riscos, primeiros socorros, noções básicas de combate e prevenção de incêndios, além de aspectos relacionados ao meio ambiente, saúde, legislação previdenciária e direitos trabalhistas.

O curso terá uma abordagem interativa, com dinâmicas de grupo que estimularão debates e atividades práticas para uma melhor compreensão dos alunos. A duração total do curso será de 16 horas, divididas em dois dias, com carga horária de 8 horas por dia. Serão disponibilizadas 15 vagas em cada localidade participante, totalizando 60 vagas para a capacitação.

A inscrição para o Curso de Saúde, Meio Ambiente e Segurança na Pesca é totalmente gratuita e pode ser feita através do telefone (22) 99976-7895 com a monitora Natielli. O início das aulas está marcado para o dia 11 e 12 de março, na Cabana do Pescador, em Cabo Frio. Nos dias 15 e 22 de março, as aulas serão na Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, em . Nos dias 16 e 23 de março, é a vez do município de Saquarema receber as aulas, que serão realizadas na Associação de Pescadores de Jaconé. Já em Maricá, as aulas acontecerão nos dias 26 e 27 de março, no Restaurante Vira Verão.

A participação nesse curso representa um passo significativo na promoção da sustentabilidade e segurança na atividade pesqueira, além de fortalecer as comunidades costeiras em suas práticas e conhecimentos. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de participação, atestando seu engajamento e conclusão bem-sucedida.

O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares conta com a participação de entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Associação de Pescadores da Praia da Baleia – Divulgação
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]