Dia D de imunização contra paralisia infantil em Arraial do Cabo é neste sábado (8)

spot_img

Arraial do Cabo: Dia D de vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado (8)

Neste sábado (8), as oito unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de estarão de portas abertas para vacinar crianças de um a cinco anos contra a paralisia infantil. A ação faz parte da campanha nacional de imunização e tem como objetivo imunizar 95% do público-alvo até o dia 14 de junho.

Para receber a vacina, basta comparecer a qualquer ESF, das 9h às 16h, levando a carteirinha de vacinação e o CPF da criança. No Dia D de vacinação, o município recebeu 700 doses da vacina, e serão mobilizados 70 profissionais da saúde, entre técnicos, enfermeiros, auxiliares, motoristas e supervisores, para garantir que todas as crianças sejam imunizadas.

De acordo com a coordenadora de imunização, enfermeira Sandra Sthel, o Dia D de vacinação é um reforço para que ninguém deixe de ser vacinado, mas as vacinas contra a poliomielite já estão disponíveis nas oito unidades desde o início da semana. A paralisia infantil, também conhecida como poliomielite, é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus que ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia permanente.

O Ministério da Saúde ressalta a importância da campanha deste ano para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), a partir do segundo semestre de 2024. É fundamental garantir a imunização das crianças para evitar a reintrodução do poliovírus no país.

É importante ressaltar que o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus, mostrando a importância contínua da vacinação.

A vacinação contra a paralisia infantil é segura e eficaz, e as crianças devem receber as doses de acordo com o calendário de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde. Além da imunização contra a poliomielite, é importante estar com as demais vacinas em dia para proteger as crianças de outras doenças.

A população de está sendo convocada a comparecer às unidades de saúde neste sábado (8) para garantir a proteção das crianças contra a paralisia infantil. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e contribui para a erradicação da doença.

Imagens:

Imagem 1:

Imagem 2:
Criança sendo vacinada

Imagem 3:
Unidade de Saúde

(Fonte das imagens: Guia Região dos Lagos)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]