Cultura de São Pedro da Aldeia realiza bate-papo sobre o Dia da Consciência Negra nesta terça-feira (21)

Cultura aldeense promove roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra nesta terça (21) 

No dia 21 de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Cultura de promoverá uma roda de conversa sobre o assunto. O evento contará com a participação de conselheiros municipais de política cultural, artistas e agentes culturais convidados, atuantes em diferentes segmentos. A atividade tem como objetivo promover reflexões sobre o combate ao racismo e a valorização da arte e da cultura negra.

O encontro acontecerá no Cine Estação, localizado no Centro da cidade, e terá entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço, que conta com 50 vagas. O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância dessa iniciativa, que busca fomentar a reflexão, o entendimento e a valorização da cultura afro-brasileira. Além disso, é uma oportunidade para debater questões importantes relacionadas à história, à discriminação racial e à luta por igualdade e justiça social. Diálogos como esses contribuem para ampliar a conscientização e promover a inclusão, respeitando a diversidade.

Entre os convidados confirmados para o evento estão o líder quilombola da comunidade da Caveira, no bairro Botafogo, Roberto Santos; a produtora cultural e estilista Marlúcia Soares; a professora de capoeira e arte-educadora Letícia Enne; o músico Diego Feliciano; a ativista pela Promoção da Igualdade Racial de Búzios, Sirlei de Souza; e a assessora técnica da SEMUC, Josephane Lima.

Durante a roda de conversa, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas vivências e experiências profissionais. Será realizado um registro de suas trajetórias até 2023, refletindo sobre a condição de uma sociedade democrática e de direitos em seus diferentes espaços de atuação, como o Quilombo da Caveira, instituições socioculturais e educacionais, movimento negro, projetos culturais, serviço público e no Conselho de Cultura.

O espaço do evento também contará com a exposição de um “Varal de Personalidades Negras”, uma pequena mostra documental reunindo personalidades representativas da população negra de , do estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo.

Vale destacar que o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro como uma referência à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, pelas tropas portuguesas. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, importante ponto de resistência dos negros contra a escravidão. O Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, foi o maior quilombo do país e se transformou em um símbolo histórico da luta dos negros contra a opressão.

Essa data foi oficialmente instituída pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei nº 12.519, para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

Portanto, no dia 21 de novembro, participe da roda de conversa promovida pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia e contribua para a reflexão, valorização da cultura afro-brasileira e combate ao racismo. O evento acontecerá no Cine Estação, localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço. Não perca essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos e contribuir para uma sociedade mais igualitária e justa.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]