“`html
Oficina de Audiovisual na Comunidade Quilombola de Botafogo em São Pedro da Aldeia
Com a intenção de capacitar jovens na produção de cinema e audiovisual, o projeto Rua Cine Arte está promovendo, de forma prática e teórica, o aprendizado sobre todas as etapas que envolvem a criação de um filme, desde a pré-produção até a finalização. As atividades foram iniciadas na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, localizada na comunidade Quilombola de Botafogo, em São Pedro da Aldeia.
As oficinas ocorreram entre os dias 16 e 20 de setembro, reunindo alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Os participantes receberam um kit que incluía mochila, copo e material gráfico, e durante o curso puderam se engajar em atividades práticas e teóricas, orientadas por uma equipe de cineastas, roteiristas e editores de imagem. O objetivo era que eles aprendessem sobre todos os processos que envolvem a criação de vídeos, desde a elaboração do roteiro até a gravação e edição.
No final do curso, os estudantes tiveram a oportunidade de produzir seus próprios curtas-metragens, utilizando roteiros que foram criados por eles mesmos. As produções estão disponíveis para visualização no perfil do projeto no Instagram, que pode ser encontrado sob o nome @ruacinearte.
- “Estamos muito contentes de que nossa escola tenha sido escolhida para este projeto. Ver a felicidade e o entusiasmo dos alunos ao participarem das oficinas de videografia foi uma experiência extremamente gratificante”, comentou a diretora da escola, Joyce Ribeiro.
- A oficina é coordenada pela jornalista e roteirista Alexandra de Oliveira e pelo repórter cinematográfico e fotógrafo Marcelo Velloso. Eles são sócios da empresa Ponto Final Soluções em Vídeos Ltda, que foi selecionada através do Edital de Apoio aos Espaços do Audiovisual, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, em parceria com o Governo Federal e o Ministério da Cultura, sendo financiada por meio da Lei Paulo Gustavo.
- Estamos utilizando equipamentos profissionais de áudio e vídeo nas oficinas, mas também disponibilizamos a possibilidade de criar conteúdo utilizando celulares e softwares gratuitos, pois sabemos que a maioria das pessoas possui um celular. O nosso intuito é que todos os participantes saiam capacitados e prontos para transformar uma ideia em um vídeo,” explicou Alexandra de Oliveira, coordenadora do projeto.
- Além da oficina que ocorreu na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, mais duas instituições de ensino também farão parte do projeto. O Colégio Municipal Rui Barbosa dará início às oficinas em 04 de outubro, e também haverá atividades na comunidade Quilombola de Maria Joaquina.
- As oficinas de audiovisual integram o projeto Rua Cine Arte, que visa transformar espaços públicos em ambientes propícios para experiências cinematográficas, voltadas para os residentes locais. O projeto já realizou sessões de Cinema ao Ar Livre em comunidades Quilombolas de Cabo Frio, utilizando telão em LED para exibições.
“`
Este texto mantém a estrutura jornalística, reescrevendo a informação original com novas formulações, mas preservando a essência e o conteúdo. As imagens foram reutilizadas com atribuições de texto alternativo para melhorar o SEO.