Pavani Lolla, uma engenheira indiana, desenvolveu uma composteira doméstica inovadora chamada Vapra, que promete transformar resíduos orgânicos em adubo em apenas sete dias. Diferente do processo convencional de compostagem termofílica e dos minhocários, que podem levar meses para realizar a transformação dos resíduos, a Vapra oferece uma solução rápida e eficiente.
Uma das vantagens dessa composteira é a ausência de odores desagradáveis, garantida por uma mistura especial para a compostagem que acompanha a máquina. Além disso, a Vapra é projetada para ser compacta e pode ser facilmente colocada em varandas ou qualquer espaço disponível nas residências.
O kit de compostagem doméstica criado por Pavani é capaz de processar até 1 quilo de resíduos orgânicos por dia. O preço do kit é de 3,5 mil rúpias, aproximadamente R$ 235, e inclui uma mistura em pó verde. O funcionamento da composteira é simples: basta adicionar a mistura verde na composteira, adicionar 400 ml de água no primeiro dia e misturar manualmente. Depois, os resíduos orgânicos, como cascas de frutas e restos de comida, podem ser adicionados. Para finalizar, é necessário fechar a tampa e girar a composteira cinco vezes.
A composteira Vapra já foi testada e aprovada por Pinnaka Padma, moradora da cidade de Hyderabad, mesma localidade onde Pavani reside. Pinnaka possui mais de mil plantas em seu terraço, cultivadas com o adubo produzido pela composteira. Ela afirma que ficou fascinada com a rapidez e eficiência da Vapra, que possibilita a transformação de qualquer tipo de lixo orgânico em composto em apenas uma semana.
Pavani Lolla, engenheira do Instituto de Tecnologia Vignana Bharathi, idealizou a Vapra durante a “Eco Club”, uma iniciativa da universidade para promover práticas sustentáveis. Durante uma visita a uma comunidade, Pavani notou a falta de motivação das pessoas em separar corretamente os resíduos, que acabavam sendo misturados em aterros sanitários. Ao constatar que 60% do lixo doméstico na Índia é orgânico e descartado de forma inadequada, gerando emissões de metano que contribuem para o aquecimento global, a engenheira decidiu buscar uma solução.
Em 2020, ela criou sua própria composteira, visando facilitar a compostagem diária de resíduos orgânicos e tornar essa prática uma rotina nas residências. No mesmo ano, juntamente com seus colegas Mahesh U e Siddhesh Sakore, Pavani fundou a “Future Steps” para comercializar o produto. A empresa já vendeu mais de 6 mil kits de compostagem em diferentes regiões da Índia.
Além da rapidez na transformação dos resíduos orgânicos em adubo, a composteira Vapra possui outras vantagens. Por não ser necessário aumentar artificialmente a temperatura para a decomposição, o processo se mantém natural. A mistura verde utilizada elimina odores desagradáveis, permitindo que os resíduos sejam reciclados em casa de forma simples. Em um mês, a composteira é capaz de converter, pelo menos, 30 quilos de resíduos de cozinha em adubo.
Pavani Lolla reconhece que a destinação correta de resíduos orgânicos é um desafio significativo, mas está motivada a trazer soluções para as famílias indianas. Ela entende que levará anos para resolver completamente o problema, mas está feliz em dar os primeiros passos em direção a um futuro mais sustentável, com menos aterros sanitários e solos mais saudáveis.
Para adquirir a composteira Vapra, é possível acessar o site da empresa (vapracomposting.in), onde também está disponível uma composteira maior, destinada à compostagem comunitária. Através dessa iniciativa, Pavani Lolla espera promover a cultura da compostagem e contribuir para um planeta mais sustentável.