Como restaurar arquivos excluídos do PC? Aprenda a recuperar da lixeira no Windows ou macOS

Como recuperar arquivos deletados do PC

“`html

Como restaurar arquivos deletados do computador

Quando se trata de recuperar arquivos apagados de um PC, a lixeira do sistema é a primeira parada. Nos sistemas operacionais como Windows e macOS, a lixeira serve como um local temporário onde os itens excluídos pelo usuário são armazenados e podem ser recuperados. Este recurso oferece uma maneira prática de restaurar documentos sem complicações.

Como recuperar arquivos deletados do PC

Você pode acessar a lixeira do computador para restaurar arquivos deletados no PC (Imagem: Igor Shimabukuro/Tecnoblog)

Uma vez que os arquivos são restaurados, eles retornam automaticamente para as pastas originais de onde foram excluídos, sem qualquer opção de alterar seu diretório durante a restauração. Vamos explorar como proceder para recuperar itens da lixeira tanto no Windows quanto no macOS.

Passo a passo para recuperar arquivos no Windows

1. Acesse a lixeira do seu PC

Para recuperar documentos apagados, comece acessando a “Lixeira”. Você pode fazer isso clicando no ícone correspondente na área de trabalho ou usando a barra de pesquisa do Windows. Isso abrirá a interface onde todos os itens excluídos são armazenados temporariamente.

Abrindo a lixeira do computador com Windows

Abrindo a lixeira do computador com Windows (Imagem: Reprodução/Windows)

2. Restabeleça os arquivos desejados

Depois de abrir a lixeira, localize o item que deseja recuperar. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “Restaurar”. Esse procedimento permitirá a recuperação de arquivos, pastas ou até aplicativos excluídos. Você pode selecionar vários itens ao mesmo tempo e realizar a restauração em massa, facilitando o processo.

Restaurando arquivos deletados no PC com Windows

Restaurando arquivos deletados no PC com Windows (Imagem: Reprodução/Windows)

Restaurando arquivos no macOS

1. Abra a lixeira no Mac

No macOS, você deve abrir a pasta “Lixo”, que está posicionada no Dock, para acessar os arquivos deletados. Esse aplicativo é semelhante ao sistema do Windows e também oferece recursos para a recuperação de itens.

Abrindo a lixeira no Mac

Abrindo a lixeira no Mac (Imagem: Reprodução/macOS)

2. Use o recurso ‘Colocar de Volta’

Com a lixeira aberta, localize o arquivo ou pasta que deseja restaurar. Clique com o botão direito no item e escolha “Colocar de Volta” para devolver o arquivo à sua pasta original. Assim como no Windows, é possível recuperar várias mídias de uma só vez ao selecionar os itens desejados antes de clicar na opção de recuperação.

Recuperando arquivos apagados no Mac

Recuperando arquivos apagados no Mac (Imagem: Reprodução/macOS)

Arquivos podem desaparecer da lixeira?

Os arquivos excluídos não desaparecem da lixeira imediatamente. Na verdade, eles permanecem lá por um tempo indefinido, a menos que a lixeira atinja sua capacidade máxima ou os arquivos sejam removidos permanentemente pelo usuário. Porém, os usuários de Mac têm a opção de configurar o Finder para que a exclusão automática de itens ocorra após 30 dias. No Windows, se você continuar excluindo novos itens após a lixeira estar cheia, os arquivos mais antigos poderão ser apagados.

É possível recuperar arquivos excluídos da lixeira?

Sim, existe a possibilidade de recuperar arquivos que foram excluídos da lixeira, embora a recuperação não seja garantida. Uma maneira de fazer isso é restaurar backups feitos anteriormente do sistema ou utilizar softwares específicos para recuperar arquivos permanentemente deletados. É importante ressaltar que a chance de recuperação diminui consideravelmente quanto mais tempo passou desde que o arquivo foi deletado.

E quanto aos dispositivos móveis?

Sim, também é possível recuperar arquivos deletados de celulares. Embora não haja garantias de que isso ocorrerá, a maioria dos smartphones possui uma lixeira em suas galerias, onde você pode localizar e restaurar fotos e vídeos apagados. Geralmente, esses arquivos permanecem na lixeira por cerca de 30 dias antes de serem excluídos permanentemente. Além disso, é viável usar programas de recuperação de dados, mas a restauração de arquivos da memória interna pode ser mais complexa, devido às características de armazenamento dos dispositivos móveis.

Em suma, a restauração de arquivos deletados, seja em um computador ou dispositivo móvel, é uma tarefa que pode ser realizada facilmente por meio da lixeira, mas é sempre bom estar atento ao tempo de permanência dos arquivos. Utilizar tecnologias de backup regulares também ajuda a evitar a perda de dados essenciais.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]