Como salvar suas senhas no Google Chrome pelo celular ou PC
O Google Chrome oferece uma funcionalidade que permite salvar e gerenciar senhas de sites e serviços online. Essa opção é útil para quem possui várias contas online ou acessa os mesmos sites com frequência. No entanto, é importante estar ciente dos riscos associados ao armazenamento de senhas no navegador, pois isso pode permitir que terceiros acessem todas as suas senhas salvas.
Para ativar o salvamento de senhas no Google Chrome pelo celular, siga os seguintes passos:
1. Acesse o gerenciador de senhas do Chrome no celular: Abra o Google Chrome no seu dispositivo Android ou iOS e toque no ícone com três pontos no canto superior direito do navegador. Em seguida, vá em “Configurações” e selecione “Gerenciador de senhas”.
2. Faça login com sua conta Google, se solicitado: Se o seu Chrome não estiver sincronizado com a sua conta Google, você precisará fazer login digitando seu login e senha. No caso do iOS, o navegador pode solicitar autenticação através do Face ID / Touch ID.
3. Ative a opção “Oferecer para salvar senhas” no Google Chrome: Toque no ícone de engrenagem no topo direito da área “Gerenciador de senhas”. Em seguida, ative a opção “Oferecer para salvar senhas” e toque na seta de voltar para finalizar. No caso do iOS, toque em “Configurações”, na barra inferior, ative a opção “Oferecer para salvar senhas” e toque em “Ok”.
Dessa forma, o Google Chrome irá perguntar se deseja salvar a senha sempre que você fizer login em um site novo.
Já para salvar senhas no Google Chrome pelo PC, siga os seguintes passos:
1. Abra o menu geral do Google Chrome para desktop: Abra o Google Chrome no seu computador e clique no botão com ícone de três pontos no canto direito da barra de endereços.
2. Vá em “Gerenciador de senhas do Google”: Selecione a opção “Senhas e preenchimento automático” e, dentro dela, vá em “Gerenciador de senhas do Google”. Como alternativa, você pode digitar “chrome://password-manager/passwords” na barra de endereços para ir direto ao gerenciador de senhas.
3. Acesse as configurações de senha do Google Chrome: Clique no botão “Configurações” localizado à esquerda da área “Gerenciador de senhas”.
4. Ative a opção “Oferecer para salvar senhas” no Chrome: Habilite a configuração “Oferecer para salvar senhas”, a primeira no menu de configurações. Isso fará com que o Chrome pergunte se deseja salvar a senha sempre que você fizer login em um site novo.
Vale ressaltar que o salvamento de senhas no Google Chrome é considerado seguro, pois o recurso é protegido durante todo o ciclo, desde a criação da senha até o preenchimento automático nos sites. Além disso, o acesso ao gerenciador de senhas requer autenticação. No entanto, é recomendado utilizar o recurso com moderação e evitar salvar senhas em sites com dados sensíveis como bancos e serviços médicos.
Para ver as senhas salvas no Google Chrome, você pode acessar o Gerenciador de senhas do Google, que é sincronizado com o navegador. Outra opção é digitar “chrome://password-manager/passwords” na barra de endereços do Chrome para desktop. Em ambos os casos, selecione o site desejado na lista e faça autenticação para ter acesso à senha correspondente.
O Google Chrome também permite verificar se suas senhas foram vazadas. Basta acessar o Gerenciador de senhas do Google, ir em “Check-up de senha” e “Verificar senhas”. O Chrome informará se alguma das senhas salvas foi comprometida.
Caso queira desativar o salvamento de senhas no Google Chrome, basta acessar o gerenciador de senhas, nas configurações, e desmarcar a opção “Oferecer para salvar senhas”. As senhas já salvas serão mantidas, a menos que você as remova manualmente.
É importante lembrar que o uso de gerenciadores de senhas dedicados, como o 1Password, pode ser mais seguro para sites com dados sensíveis, pois esses serviços exigem uma camada adicional de autenticação e podem oferecer recursos de proteção adicionais.
Salvar senhas no Google Chrome pode ser conveniente, mas é fundamental ter cautela e adotar medidas de segurança extras para proteger suas informações pessoais.