Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável
A Serra da Mantiqueira é conhecida por sua tranquilidade e conexão com a natureza. E é nessa região, mais especificamente no alto do Pico dos Marins, que o arquiteto Ricardo Delgallo construiu uma mini casa inspirada na atmosfera única e acolhedora das montanhas. A tiny house Alto Martins é um projeto autoral de Delgallo, erguido de forma quase artesanal no meio da Mata Atlântica.
Com 20m² de ambiente interno e um deck do mesmo tamanho, a mini casa é uma experiência de arquitetura responsável. Todo o seu funcionamento é baseado em energia solar off-grid, ou seja, não utiliza nenhum tipo de energia proveniente de combustíveis fósseis. O fogão cooktop, o chuveiro, as luzes e demais equipamentos são alimentados por energia solar armazenada em baterias.
A construção da Tiny House Alto Marins contou com a participação de apenas quatro pessoas, incluindo o arquiteto. Graças ao método construtivo de woodframe, o projeto foi concluído em apenas 45 dias. Esse sistema construtivo utiliza montantes e travessas de madeira reflorestada e tratada, tornando-o sustentável.
O tempo de construção foi influenciado pela localização do terreno, que não possuía energia elétrica. Todo o trabalho foi realizado utilizando gerador e ferramentas à bateria. A mini casa foi instalada a 1.500 metros de altitude, o que também contribuiu para o desafio da construção.
Para garantir o conforto térmico, a casa foi construída com nove pilares e foi utilizado lã de vidro ecológico em todo o seu interior. O telhado possui uma manta asfáltica de impermeabilização, e as paredes externas contam com papel poliestileno para evitar infiltrações de água, mas permitindo a respiração da casa.
A decoração da Tiny House Alto Marins foi pensada para oferecer uma estética rústica e proporcionar uma experiência inovadora. A pia do banheiro, por exemplo, é esculpida em pedra da Indonésia, enquanto o revestimento interno da casa utiliza madeira de demolição, como a peroba rosa rústica. Os móveis, tanto internos quanto externos, foram projetados pelo próprio arquiteto.
A casa também conta com uma churrasqueira em aço corten, que oferece maior resistência à corrosão. O destaque das grandes janelas permite a entrada de luz natural e oferece vistas deslumbrantes das montanhas. A parte externa da casa possui um jardim vertical, que traz frescor para o interior e camufla a estrutura em meio à mata.
Além de todos os aspectos arquitetônicos sustentáveis, o projeto também se preocupa com a preservação do meio ambiente. Cerca de 350 mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas próximo ao curso d’água, protegendo e preservando a água utilizada na casa. Outras 130 árvores foram plantadas para enriquecer o paisagismo e servir como cerca viva.
No sistema de saneamento, a Tiny House Alto Marins utiliza um biodigestor para o tratamento de efluentes residenciais. Esse equipamento acelera o processo de decomposição da matéria orgânica, gerando esgoto tratado, lodo estabilizado e gás. Essa solução mais sustentável e efetiva de tratamento do esgoto doméstico evita a poluição do meio ambiente e é econômica.
Localizado no município de Piquete, divisa com Minas Gerais, o Pico dos Marins é o segundo ponto mais alto do estado de São Paulo, com 2.420,7 metros de altitude. A região atrai os amantes do montanhismo pela beleza natural e pelo desafio da subida.
A Tiny House Alto Marins é um exemplo de arquitetura sustentável que une conforto, inovação e respeito ao meio ambiente. Com seus materiais e métodos construtivos responsáveis, essa mini casa na Serra da Mantiqueira se integra perfeitamente à natureza e oferece uma experiência única aos seus moradores.