“`html
O lema “Beleza que mantém o mundo” da AMAKOS da Amazônia reflete a missão da marca, que produz cosméticos utilizando bioativos da floresta amazônica para fomentar a renda de comunidades extrativistas e promover a preservação da floresta amazônica.
A startup foi criada com o intuito de desenvolver práticas que promovam impactos ambientais e sociais positivos por meio da fabricação e venda de seus produtos. Todas as suas escolhas de matérias-primas utilizam insumos naturais que são cultivados em sistemas agroflorestais, aliados a tecnologia moderna para o processamento de cosméticos, sempre mantendo a essência e produção brasileiras.
Os insumos utilizados na linha de produtos possuem certificação ISO 16128, uma norma que estimula a utilização de ingredientes naturais e orgânicos na composição de cosméticos. O cultivo é realizado por comunidades extrativistas e pequenos produtores da Amazônia, permitindo que esses grupos permaneçam em suas terras e contribuam para a preservação da floresta, cientes do valor da bioeconomia local.
Todos os cosméticos da AMAKOS são certificados como Cruelty Free e Vegan pela PETA, e também possuem os selos de sustentabilidade eureciclo e Halal. Além disso, a marca iniciou, em dezembro de 2023, o processo para obter a certificação internacional Cosmos/Ecocert para sua coleção de cosméticos.
Segundo Soon Hee Han, CEO e CRDO da AMAKOS, “Nosso DNA visa destacar a beleza sem comprometer a natureza! Enxergamos a Amazônia com respeito às práticas ancestrais e conhecimentos tradicionais, sempre alinhados à ciência e à cultura contemporânea”.
Até o momento, os produtos da AMAKOS estavam disponíveis somente através do site oficial da empresa, mas, atendendo a pedidos de clientes e parceiros, a marca decidiu abrir sua primeira loja física. “Após oito meses de pesquisa e planejamento, apresentamos o projeto”, relembra Han.
Embora a sede de P&D e a fábrica estejam em Manaus (AM), a startup optou por São Paulo para abrir a sua primeira loja. “Aqui há uma maior demanda por uma abordagem inovadora de consumo que a AMAKOS da Amazônia propõe, oferecendo produtos com transparência e praticando comércio justo com as comunidades que ajudam a manter a floresta em pé”, explica Yuri Han, cofundador da AMAKOS e diretor de marketing.
Durante a abertura da nova loja, Soon Hee Han destacou que a expansão dos canais de venda permitirá garantir contratos anuais com as comunidades fornecedoras de matérias-primas. Em contrapartida, os produtores deverão se comprometer a conservar a floresta enquanto trabalham. “O autocuidado pode ter um impacto significativo na mitigação da crise climática global por meio da conservação da maior floresta do mundo”, finaliza.
Um pedacinho da Amazônia no centro urbano
A Casa AMAKOS da Amazônia busca levar um pedaço da Amazônia para a vida acelerada de São Paulo. Com um espaço de 80m² em um prédio em processo de tombamento, a loja não apenas oferece perfumes e cosméticos, mas também uma seleção de biojoias de designers renomadas, como a manauara Rita Prossi, que criou colares aromatizadores com sementes e prata, e Yanciã, que produz objetos artesanais, incluindo cestarias. Os sabores da floresta são representados pelos chocolates Warabu, feitos com cacau da Amazônia utilizando práticas agroflorestais.
Além disso, a Casa AMAKOS oferece um espaço destinado a programações semanais diversificadas, que variam de atividades como yoga e meditação a palestras e workshops, conforme informado por Yuri Han.
No local, os visitantes têm a oportunidade de conversar com uma consultora que fará uma análise da pele, indicando os produtos e ingredientes botânicos amazônicos mais adequados segundo as necessidades específicas de cada um. Atualmente, a AMAKOS oferece ao todo 12 produtos, distribuídos entre as linhas: Copaíba Hydra, Cacay Vital, Sangue de Dragão Antioxi e Nano Açaí + Vit C 10%.
Um espaço de bem-estar e conexão com a natureza
A loja se destaca pela sua arquitetura, que promove o bem-estar, com uma imponente flor de Jasmim de Poeta na fachada. O interior é adornado com plantas amazônicas como a samambaia (Polypodium Aureum), Guaimbé e Polly. Existe ainda uma sala que conta com espreguiçadeiras, onde os visitantes podem relaxar ao som suave do ambiente. No local, é oferecido o “Banho de Floresta”, um conceito patenteado pela startup que propõe uma pausa revigorante.
De acordo com Soon Hee Han, “Quem passa tempo na floresta inala fitoncidas, considerados antibióticos naturais em várias pesquisas científicas. Essas substâncias ajudam a equilibrar a resposta emocional ao estresse e à ansiedade, além de oferecer propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. Na Casa AMAKOS, trazemos essas fitoncidas por meio de uma mistura de óleos essenciais amazônicos, 100% naturais, como breu branco e copaíba, que são extraídos por cooperativas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã”. Os consumidores também poderão desfrutar dos benefícios dessa experiência em casa com os produtos disponíveis na loja.
Visite a Casa AMAKOS da Amazônia
- Endereço: Rua dos Pinheiros, 411 – Pinheiros, São Paulo/SP
- Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 19h
“`