Capacitação em Controle da Hanseníase ocorre em Araruama

Saúde: Araruama sedia Capacitação em Ações de Controle da Hanseníase | Araruama

Araruama sediou Capacitação em Ações de Controle da Hanseníase

No dia 15 de maio, a cidade de , na região dos Lagos, sediou o evento “Capacitação em Ações de Controle da Hanseníase”. O encontro, que aconteceu no Teatro Municipal, foi destinado aos profissionais de nível superior que integram a Atenção Primária à Saúde e atuam nas comunidades quilombolas da Baixada Litorânea, além de profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil.

Foto: Divulgação

A capacitação foi conduzida por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Saúde e por um especialista do Ministério da Saúde. Durante o encontro, foram abordadas diversas temáticas relacionadas à doença, incluindo questões de vulnerabilidade social, estigma, discriminação e a abordagem clínica e epidemiológica da hanseníase.

A cidade de tem se destacado no combate à hanseníase, com uma equipe coordenada pela profissional Yasmin Vieira, responsável pelo Programa de Hanseníase do município. O objetivo é desenvolver ações que promovam o diagnóstico precoce da doença, bem como a busca ativa de contatos e a capacitação dos profissionais de saúde da rede municipal.

Todas as ações realizadas em Araruama contam com o apoio da Secretaria de Saúde e da equipe da Atenção Primária à Saúde, além da parceria com a Faculdade Unilagos. Uma campanha de Dia D foi realizada em duas unidades de Estratégia Saúde da Família, com atendimento especializado oferecido pela dermatologista Dra. Elizabeth de Andrade. Além disso, foram realizadas 13 atividades de Educação em Saúde e três capacitações in loco, para os profissionais de saúde que atuam nas unidades de saúde do município.

Diagnóstico precoce e eliminação da hanseníase

O trabalho em Araruama tem como foco o diagnóstico precoce dos casos de hanseníase e a eliminação da doença como problema de saúde pública. A ideia é quebrar a cadeia de transmissão da doença e prevenir sequelas. De janeiro a abril deste ano, foram diagnosticados 8 casos de hanseníase na cidade.

O evento contou com a participação de representantes das comunidades quilombolas, como referências de mobilização social, e representantes de organizações envolvidas com a saúde de populações vulneráveis. Também estiveram presentes coordenadores dos Programas de Hanseníase e da Atenção Primária à Saúde de outros municípios da região.

Além da capacitação teórica realizada durante o evento, os médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil também passarão por treinamento prático em cada comunidade participante. Essas ações serão realizadas em parceria com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e com um consultor especialista do Ministério da Saúde.

A cidade de Araruama está empenhada em combater a hanseníase e garantir a saúde da população. Com iniciativas como essa capacitação e a busca constante pelo diagnóstico precoce, é possível criar uma rede de apoio eficiente e promover a eliminação dessa doença.

Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]