Cancelamento de títulos em Cabo Frio: Niterói e São Gonçalo lideram; você está incluso?

Niterói e São Gonçalo no topo de títulos cancelados; é o seu caso? | Enfoco

Mais de 500 mil títulos eleitorais estão cancelados no estado do Rio de Janeiro, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). A cidade do Rio de Janeiro é a que tem o maior número de documentos cancelados, com 205.993 registros, seguida por São Gonçalo, com 31.462 casos, Nova Iguaçu, com 27.103, Niterói, com 24.075, e Duque de Caxias, com 21.937.

A regularização do título é necessária para que os eleitores possam votar nas eleições municipais, que ocorrerão em 6 de outubro. O prazo para regularização é até o dia 8 de maio, quando será encerrado o cadastro eleitoral. Para verificar a situação do título, basta acessar o site do TRE-RJ.

O cancelamento dos títulos ocorre principalmente quando os eleitores, com idade entre 18 e 70 anos, deixam de votar ou justificar a ausência às urnas por três turnos consecutivos. É importante lembrar que o voto é obrigatório nessa faixa etária.

Além de ficarem impedidos de votar, os eleitores com título cancelado também enfrentam restrições em outras áreas. Eles não podem ser empossados em cargos de concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em escolas oficiais, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito governamentais, participar de concorrência pública, entre outras restrições.

A regularização do título eleitoral varia de acordo com a situação do cidadão. Aqueles que ainda não possuem cadastro biométrico devem procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação. Antes de comparecer ao cartório, é necessário emitir e pagar a guia de recolhimento da multa correspondente aos débitos. No atendimento, é preciso apresentar o comprovante de pagamento, documento oficial com foto e comprovante de residência.

Já os eleitores que já possuem cadastro biométrico podem fazer a regularização pelo site do TRE-RJ. Após o pagamento da multa, é necessário preencher o formulário de atendimento no sistema Título Net, anexando os documentos solicitados.

Confira abaixo alguns endereços de cartórios eleitorais no estado do Rio de Janeiro:

– Rua Cachambi, 328 – Del Castilho
– Avenida Ayrton Senna, 2001 – Bloco C – Barra da Tijuca
– Avenida Marechal Fontenelle, 4650- Sulacap
– Avenida Presidente Wilson, 198 – Térreo – Centro
– Rua Sacadura Cabral, 226 – Saúde
– Estrada do Mendanha, 555 (West Shopping Rio – Espaço L3-G2/G3) – Campo Grande
– Rua Visconde de Sepetiba, 987 – Fundos (Térreo) – Centro
– Rua Oswaldo Martins, 142 – Centro
– Avenida Presidente Lincoln, 911, Lojas D, E, F.
– Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66, Várzea
– Rua Paraná, 1 – 3º Andar – Centro
– Avenida Doutor Alberto Torres, 81 – Centro
– Rua Gustavo Beranger, 267, Vila Nova
– Rua Pedro Álvares Cabral, 305, 1º Andar, Centro
– Avenida Presidente Kennedy, 425 – Loja 4002-B – Centro
– Avenida Lucas Evangelista, 437 – Aterrado
– Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 350/Loja – Parque Duque
– Avenida Dorival Marcondes Godoy, 500 – Fazenda Castelo

A situação de Niterói e São Gonçalo, que lideram o ranking de títulos cancelados, representa um desafio para os eleitores dessas cidades. É importante que cada cidadão verifique a situação do seu título e faça a regularização dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. O voto é um direito e uma forma de exercer a cidadania.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]