“`html
Iniciativa visa promover o descarte correto de geladeiras usadas em todo o Brasil
A campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo”, promovida pela Dow em conjunto com a Panasonic e o Instituto Akatu, tem como objetivo evitar o descarte inadequado de geladeiras em aterros sanitários ou por meio da incineração. A proposta busca também assegurar a remanufatura de equipamentos e a devolução dos materiais à indústria como matéria-prima. Como parte da iniciativa, os consumidores que participam do programa podem se beneficiar de até 20% de desconto na aquisição de um novo aparelho.
Desde seu lançamento há três meses, a campanha Reuse já recolheu mais de 200 geladeiras usadas. Este número representa um crescimento de 42% em relação ao total registrado numa fase anterior da mesma campanha. De acordo com os organizadores do projeto, mais de 75% dos consumidores que participaram optaram pelo voucher de desconto para a compra de uma geladeira nova e mais eficiente da Panasonic.
Participação na campanha é gratuita
Os interessados podem solicitar a retirada de suas geladeiras antigas e efetuar o descarte correto em qualquer local do Brasil, sem custo, por meio de agendamento através do site.
Os participantes que solicitarem a coleta de suas geladeiras usadas têm direito a um desconto que pode chegar a 20% na compra de uma nova geladeira da marca Panasonic, exclusivamente no site oficial da empresa. As geladeiras oferecidas pela Panasonic possuem a classificação de eficiência energética mais alta no Inmetro, com grau A+++, e alguns modelos podem proporcionar uma economia de energia superior a 43%. O voucher de desconto deve ser utilizado em até 30 dias após a sua emissão.
Fomento à educação sobre consumo consciente
O Instituto Akatu, uma organização não governamental que atua na promoção do consumo consciente e da sustentabilidade, é responsável pela coordenação das atividades educacionais voltadas a educadores e estudantes de escolas públicas. Essas atividades são desenvolvidas em parceria com as secretarias de educação locais, buscando aumentar o conhecimento da população e engajá-la na gestão adequada de resíduos e suas consequências para a sociedade e para o meio ambiente, especialmente no que diz respeito às geladeiras.
Até agora, as ações educativas já alcançaram mais de 150 educadores e cerca de 4.500 alunos de 38 escolas locais em Candeias (BA) e Extrema (MG). As atividades compreendem desde aulas em sala até oficinas interativas e a divulgação da campanha nas comunidades vizinhas. Além disso, as ações em Candeias (BA) integram o projeto Edukatu 4 Rs, que também é apoiado pela Dow como parte do 5º Edital de Responsabilidade Social da empresa.
Histórico das etapas anteriores da campanha
A primeira fase da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo”, realizada em 2021 na cidade de Hortolândia (SP), foi apoiada pela prefeitura local e focou na ressignificação de colchões e sofás. Durante essa etapa, foram coletados e reciclados mais de 3.500 itens, resultando na recuperação de 83,8 toneladas de resíduos, incluindo madeira, espuma de poliuretano, tecidos e outros materiais recicláveis. Além disso, o Instituto Akatu realizou ações educativas em cerca de 30 escolas municipais para promover a conscientização e mobilização dos alunos e das comunidades sobre o descarte adequado desses produtos.
A segunda fase da campanha, iniciada em 2022 e concluída no primeiro semestre de 2023, teve foco na coleta e reciclagem de geladeiras e freezers usados, abrangendo municípios da Grande São Paulo e outras regiões do estado. Nessa etapa, 478 geladeiras que estavam destinadas a aterros sanitários ou à incineração foram recolhidas e recicladas, totalizando cerca de 22 toneladas de materiais reaproveitados. Através de parcerias locais, a campanha contou novamente com a colaboração do Instituto Akatu, mantendo as mesmas práticas de educação e comunicação junto às comunidades. Ao todo, mais de 1.200 professores e estudantes da rede pública de ensino de Valinhos (SP) participaram das iniciativas, além de 75 jovens que foram capacitados para atuar como multiplicadores de informações nas comunidades.
“`