Campanha de vacinação contra poliomielite em São Pedro da Aldeia, SG, Maricá e Itaboraí; confira o Dia D

Dia D de vacinação contra polio em SG, Maricá e Itaboraí; confira | Enfoco

Dia D de Vacinação contra Poliomielite em São Gonçalo, Maricá e Itaboraí

As cidades de São Gonçalo, Maricá e Itaboraí realizam neste sábado (8) o Dia D da Campanha Nacional contra Poliomielite. O objetivo da campanha é imunizar crianças menores de 5 anos de idade. Vale ressaltar que a campanha nacional vai até o dia 14 de junho.

Para receber a vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis e apresentar o cartão do SUS, CPF ou carteira de vacinação. No caso das crianças menores de 1 ano de idade, elas devem receber as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) de acordo com o esquema primário de vacinação.

Já para as crianças de 1 a 4 anos completos, a vacinação acontece com a Vacina Poliomielite Oral (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.

A poliomielite é uma doença contagiosa que pode afetar pessoas de todas as idades. A transmissão ocorre através do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca. Caso não seja tratada, a doença pode levar à paralisia muscular, principalmente nos membros inferiores.

Em São Gonçalo, serão disponibilizados 70 postos de vacinação, que atenderão das 8h às 17h. Alguns dos postos são o Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, USF Jardim Catarina I, USF José Avelino de Souza, entre outros.

Em Itaboraí, 37 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h para receber o público-alvo. Alguns dos locais de vacinação são o Posto de Saúde Milton Rodrigues da Rocha, Unidade de Saúde da Família Wanderley Vieira de Almeida – Areal e Unidade de Saúde da Família Saddy Ribeiro Gomes – Ampliação.

Em Maricá, serão disponibilizadas 27 Unidades de Saúde da Família (USFs), que estarão abertas das 9h às 16h. Alguns dos locais de vacinação são a USF Central, USF Jardim Atlântico, USF Marinelândia, entre outros.

A vacinação contra a poliomielite é de extrema importância para garantir a erradicação da doença. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis levem as crianças para receber a vacina dentro do prazo estabelecido pela campanha nacional. A imunização é segura e eficaz, contribuindo para a proteção da saúde das crianças.

É importante ressaltar que a vacinação contra outras doenças também está disponível durante a campanha. Por isso, é recomendado que os pais também verifiquem o esquema de vacinação das crianças, atualizando as doses necessárias.

Portanto, não deixe de levar seus filhos para receber a vacina contra a poliomielite. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e contribui para a saúde de toda a comunidade.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]