Calendário eleitoral de 2024: principais datas em destaque

As principais datas do calendário eleitoral de 2024

Calendário eleitoral de 2024: saiba as principais datas para as eleições municipais

No ano de 2024, os eleitores brasileiros terão a oportunidade de escolher prefeitos e vereadores para os seus municípios. O calendário eleitoral já está definido e, antes das eleições propriamente ditas, uma série de procedimentos deve ser seguida pelos candidatos e eleitores.

Alistamento eleitoral e transferência de domicílio

Para os jovens que completarão 16 anos até a data da eleição em 2024, é possível emitir o título de eleitor até o dia 8 de maio. Além disso, pessoas com 15 anos que completarão 16 até o dia das eleições também podem se alistar nesse período.

Essa mesma data também é válida para os eleitores que precisarem transferir o seu domicílio eleitoral.

Convenções partidárias e registro de candidatura

Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, os partidos políticos deverão realizar suas convenções para definir os candidatos que concorrerão às eleições municipais.

A partir dessas escolhas, os candidatos terão até o dia 15 de agosto para apresentar seus pedidos de registro à Justiça Eleitoral. Serão necessários documentos que comprovem a alfabetização, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral no município em que pretendem concorrer, a filiação partidária, a nacionalidade brasileira e o pleno exercício dos direitos políticos.

Idade mínima para candidatura

Os candidatos que desejarem concorrer ao cargo de prefeito deverão ter, no mínimo, 21 anos até a data da eleição. Já para concorrer ao cargo de vereador, a idade mínima é de 18 anos.

Propaganda eleitoral e horário eleitoral gratuito

A partir de 16 de agosto, logo após o prazo para registro de candidaturas, terá início a propaganda eleitoral. É importante ressaltar que qualquer tipo de propaganda realizada antes dessa data será considerada irregular e poderá ser punida pela Justiça Eleitoral.

O horário eleitoral gratuito será exibido entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro. As emissoras de rádio e televisão são obrigadas a reservar 20 minutos diários, de segunda-feira a sábado, para exibir os programas partidários dos candidatos a prefeito e vereador. Além disso, também devem reservar 70 minutos diários para veicular a publicidade eleitoral nos intervalos da programação.

É importante que os eleitores estejam atentos às informações sobre o calendário eleitoral de 2024 para garantir que exerçam o seu direito ao voto de forma consciente. A participação nas eleições municipais é fundamental para a democracia e para o desenvolvimento do país.


Título da imagem 1

Título da imagem 2
Título da imagem 2

Leia também:

O perturbado e dividido sistema político brasileiro

Descrição do artigo ou conteúdo relacionado ao tema abordado na notícia.

Pouca prefeitura para muito partido

Descrição do artigo ou conteúdo relacionado ao tema abordado na notícia.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]