Calçado sustentável é feito com redes de pesca jogadas fora

sandália feita com redes de pesca

Inovação Sustentável: Sandália Matariz Transformando Redes de Pesca em Produto Reconhecido

Sandália feita com redes de pesca
Sandália Matariz. Foto: Marulho

A Marulho, startup estabelecida com o objetivo de levar soluções inovadoras para a questão do descarte de redes de pesca, tem se destacado por transformar esses resíduos em produtos que beneficiam a comunidade local. Localizada na Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro, essa empresa criou a sandália Matariz, a qual recebeu recentemente o prêmio Design for a Better World Award 2024 na categoria Design de Produtos, Serviços e Embalagens. Essa conquista foi resultado de uma colaboração com a Gasp, destacando não apenas a qualidade do design, mas também seu potencial para impactar positivamente a sociedade.

O prêmio, concedido pelo Centro Brasil Design, tem como finalidade reconhecer iniciativas criativas que garantem um impacto social positivo. Neste ano, com sua 4ª edição, a premiação contabilizou quase 150 iniciativas premiadas, selecionadas entre cerca de 900 participantes. O design, nesse contexto, é fundamental para ressaltar soluções inovadoras que visam transformar realidades adversas.

Sandália Ecológica e Culturalmente Rica

A sandália Matariz vai além de um acessório comum. Este produto se tornou um símbolo de inovação, refletindo a crescente importância do reaproveitamento de materiais e da valorização cultural no planejamento de projetos de design. A peça foi especialmente criada para homenagear a comunidade pesqueira de Matariz e foi feita inteiramente com redes de pesca descartadas que foram retiradas do mar. O resultado é um calçado leve e durável, ideal para o uso em praias, que ao mesmo tempo se inspira e celebra a cultura da pesca artesanal.

Sandália de redes de pesca
Sandália Matariz. Foto: Marulho

O foco socioambiental da sandália enfatiza a relevância de garantir a autonomia dos trabalhadores que confeccionam as peças. Para isso, o processo produtivo foi desenhado de forma que não necessite de ferramentas complexas. Utilizando uma única tira de rede cortada em retângulos, a produção gera baixo desperdício e resulta em maior resistência do produto. Adicionalmente, a comunidade recebeu capacitação técnica, documentada em uma cartilha educativa, contribuindo para a formação de um conhecimento mais amplo e sustentável.

Sandália Marulho
Sandália Matariz. Foto: Marulho

Segundo Samara Oliveira, oceanógrafa e sócia da Marulho, “a sandália Matariz é um exemplo claro de como o design pode atuar como um propulsor de transformação social e ambiental. Ela não apenas promove a autonomia produtiva como também ressignifica resíduos marinhos e traz à tona a cultura pesqueira local.”

A Gasp Design, a responsável pela criação do projeto, é reconhecida pela sua abordagem autoral e pelo foco em produtos artesanais que utilizam materiais sustentáveis e recuperados. Com sede em Curitiba, seus trabalhos refletem um design consciente que prioriza a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Marulho: Uma Empresa Comprometida com o Futuro

Marulho
Fotos: Marulho

A Marulho foi estabelecida em 2019 por Beatriz Mattiuzzo, objetivando a criação de artigos sustentáveis provenientes de redes de pesca que foram descartadas. Entre os produtos oferecidos pela marca estão mochilas, bolsas, sacolas e pochetes. A empresa tem um forte compromisso social, destinando 43% do valor de cada produto produzido diretamente para a mão-de-obra dos pescadores e costureiras, impulsionando a economia local e fortalecendo laços com a comunidade caiçara.

Conheça mais sobre essa iniciativa sustentável acessando: fazermarulho.com.br.


Assinantes do Ciclovivo
Veja nossa campanha aqui: benfeitoria.com/projeto/ciclovivo
Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]