Cabo Frio: YPIRANGA DOS GUARANYS/ Evento gratuito em Cabo Frio oferece oficina aberta ao público em 25/11

spot_img

Cabo Frio: Projeto oferece oficina aberta ao público nesta quinta-feira (25)

A trajetória do primeiro indígena universitário do Brasil, José Peixoto Ypiranga dos Guaranys, se confunde com a história de e das Baixadas Litorâneas. Essa é uma das questões que serão abordadas pelos professores Marcelo Sant'Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira durante uma oficina online que acontecerá nesta quinta-feira (25), às 18h30. O evento será transmitido ao vivo no YouTube e no Facebook da editora Sophia.

A oficina faz parte do projeto intitulado “Ypiranga dos Guaranys em : atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)”, realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo – Lei Paulo Gustavo.

O objetivo da oficina é destacar as contribuições dos povos indígenas para o patrimônio cultural, a cultura, a memória e a história das Baixadas Litorâneas. Os pesquisadores irão utilizar como fio condutor a biografia de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys, o primeiro indígena formado em direito no Brasil, nascido em 1824 em Cabo Frio, na aldeia de São Pedro da Aldeia.

A vida de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys foi revelada no livro “O primeiro indígena universitário do Brasil – Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873)”, publicado pela editora Sophia em 2023. Agora, os pesquisadores aprofundaram sua pesquisa e trarão material inédito sobre a atuação profissional de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio.

Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários mandatos, chegando a presidir a Câmara Municipal de Cabo Frio. A pesquisa será transformada em e-book, audiobook e livro em braille.

Contribuições dos povos indígenas

A oficina também tem como objetivo difundir o conhecimento entre os professores da rede pública de ensino. A coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Cabo Frio já confirmou sua participação. No entanto, o evento será aberto ao público e a gravação ficará disponível nas redes sociais.

Os pesquisadores apresentarão detalhes sobre suas descobertas sobre a vida de Ypiranga dos Guaranys e responderão às perguntas enviadas pelos participantes da oficina.

Sobre os pesquisadores

Marcelo Sant'Ana Lemos é mestre em história pela Uerj e licenciado em geografia pela mesma universidade. Ele já foi professor da rede estadual e do Colégio Pedro II, e atualmente pesquisa a história dos povos indígenas do Sudeste, com foco nos Puri.

Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira é doutor em história pela UFF e professor das redes de Armação dos Búzios e Cabo Frio. Ele pesquisa e populariza a história da Região dos Lagos, em especial a história indígena.

O projeto “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio” busca resgatar a história de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys e destacar a importância dos povos indígenas para a sociedade brasileira. A oficina oferece uma oportunidade única para aprender sobre esse importante personagem histórico e expandir o conhecimento sobre a cultura e a história das Baixadas Litorâneas.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Imagens:

Legenda da imagem.
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]