Supermercado em Cabo Frio é alvo de fiscalização após denúncia de clientes
Na manhã desta quarta-feira (6), uma equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizou uma operação no supermercado Grand Marchê, situado no centro da cidade. A ação foi desencadeada por denúncias de clientes que relataram a presença de baratas no estabelecimento, fato que ganhou destaque nas mídias locais após a divulgação de imagens do setor de padaria com os insetos na terça-feira (5).
Operação apreende alimentos fora do padrão em Cabo Frio
Durante a inspeção, os fiscais não encontraram insetos no local. No entanto, cerca de 10 kg de alimentos, entre carnes, pizzas, queijos e farinhas foram apreendidos. Os produtos estavam com o prazo de validade vencido ou com a embalagem violada, o que levou ao seu descarte. Além disso, o supermercado agora enfrenta um prazo de 30 dias para se alinhar às normas sanitárias, sob risco de multas em caso de descumprimento.
Desdobramento e orientações da Vigilância Sanitária
A superintendente da Vigilância Sanitária, Kelly Araújo, destacou que, apesar do problema identificado, a limpeza geral do supermercado foi considerada satisfatória. Porém, a equipe forneceu orientações para aprimorar a manipulação dos alimentos e o controle de pragas no ambiente. “Entre os alimentos apreendidos, 3 pacotes de frangos temperados e 2,3 kg de bife a rolê foram encontrados, o que é proibido pelo Artigo 119 do Decreto Estadual 1754/78”, explicou Kelly.
Esse artigo proíbe a industrialização de produtos em locais que comercializam carnes, permitindo apenas a venda de carnes conservadas e preparadas por fábricas legalmente licenciadas, desde que as mesmas possuam área e balcão vitrina frigorífico especialmente designados para exposição. “Vamos continuar orientando e fiscalizando os estabelecimentos para que cumpram as normas vigentes”, concluiu Araújo.
Contato para novas denúncias em Cabo Frio
A Vigilância Sanitária de Cabo Frio disponibiliza o número (22) 2645 2506 para que a população faça denúncias relacionadas a questões sanitárias em estabelecimentos comerciais na cidade.
Enquanto isso, tenta-se obter um pronunciamento oficial do supermercado Grand Marchê sobre o ocorrido. Até o momento, não houve retorno. A situação destaca a importância da vigilância constante sobre as condições sanitárias nos locais de venda de alimentos, reforçando a necessidade de conformidade com as legislações em vigor para garantir a saúde e a segurança dos consumidores.
As denúncias anteriores feitas pelas redes sociais e a fiscalização subsequente evidenciam o papel crucial dos consumidores e das autoridades em manter a qualidade do serviço ofertado nos estabelecimentos comerciais da Região dos Lagos. A pronta resposta da equipe de fiscalização é um passo positivo no esforço contínuo de garantir um ambiente seguro e higiênico para os moradores e visitantes de Cabo Frio.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos








