Cabo Frio: Slam das Mulheres promove workshop grátis de poesia em Cabo Frio

spot_img

Cabo Frio: Oficina gratuita de poesia busca promover a arte e a inclusão

A cidade de , na Região dos Lagos, sediará uma oficina gratuita de poesia promovida pelo coletivo Slam das Donas. O evento, que acontecerá no dia 11 de abril, das 14h às 16h, no auditório do Colégio Miguel Couto, contará com a participação do renomado poeta e artista Queer Tom Grito Poeta.

Tom Grito é um dos pioneiros da cena dos slams de poesia no Rio de Janeiro, conhecidos por incendiar discursos e promover transformações através da poesia. A oficina, intitulada “Caneta Vermelha Não Risca Palavra Falada”, oferecerá uma oportunidade única de explorar as tradições da oralidade e da poesia falada em um ambiente acolhedor e inspirador.

O projeto, que conta com a tradução em libras e acessibilidade para pessoas com deficiência, está aberto a todos os públicos, sem distinção de gênero, raça, cor ou religião. O Slam das Donas acredita na inclusão e na diversidade, e todos são bem-vindos para participar. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento de uma ficha disponível neste link.

A oficina tem como objetivo apresentar a poesia marginal e incentivar a escrita, mesmo para aqueles que não participam de slams. A proposta é promover o acesso à arte da poesia marginal, que muitas vezes expressa os sentimentos reais do autor, resgatando memórias e invenções que fazem parte da singularidade do processo criativo. Além disso, a oficina busca inspirar os jovens a refletir sobre o contexto histórico e sociocultural em que vivem, incentivando a busca por mais leituras e apresentando um contraponto à solidão, à depressão e às questões de saúde mental que assolam a sociedade atual.

O Slam das Donas é a primeira e única batalha de poesia exclusiva para mulheres e LGBTQIA+ da Região dos Lagos, com prioridade de participação para pessoas negras e indígenas. O evento busca homenagear figuras respeitadas da região, como Dona Uia e Dona Rosa Geralda, mulheres negras que fizeram história na comunidade local.

Como preparação para o próximo evento do Slam das Donas, que será realizado no dia 20 de abril, na Praia do Forte, ao lado da Pista de Skate, a oficina de poesia servirá como um momento de celebração da arte e da cultura. O encontro contará com mais de 20 artistas da região, incluindo representantes do rap, hip-hop, graffiti e comunidade LGBTQIA+. Além disso, haverá DJs e um intérprete de Libras, garantindo a acessibilidade para todos os participantes.

A quarta edição da batalha de poesia do Slam das Donas também será um dos destaques do evento, que tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral.

A oficina de poesia em é uma iniciativa incentivada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O Slam das Donas busca promover o acesso à arte e à cultura, valorizando a diversidade e a inclusão em suas atividades.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]