Cabo Frio: Saúde: Aumento de 250% nos atendimentos de especialidades médicas

SAÚDE: Cabo Frio apresenta aumento de 250% nos atendimentos de especialidades médicas

Cabo Frio: Aumento de 250% nos atendimentos de especialidades médicas

O município de , localizado no Rio de Janeiro, registrou um aumento expressivo nos atendimentos na área da Saúde. De acordo com o 3º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), apresentado em audiência pública nesta segunda-feira (26) na Câmara Municipal, houve um crescimento de 251,54% no número de atendimentos em especialidades médicas no período de setembro a dezembro de 2023. Esse aumento representa um total de 1.115.412 atendimentos na média complexidade.

O relatório também revelou um aumento de 77% nos atendimentos na Atenção Básica, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram realizados 65.302 atendimentos adicionais. Esses resultados foram impulsionados por iniciativas como mutirões de cirurgias e campanhas de conscientização, como Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

Procedimentos mais realizados

Entre os procedimentos mais realizados, destacam-se consultas, atendimentos, acompanhamentos, diagnóstico em laboratório clínico, diagnóstico por radiologia, fisioterapia e pequenas cirurgias.

Apresentação do relatório

A apresentação do relatório ocorreu no Plenário da Câmara Municipal e foi aberta ao público, com transmissão nas redes sociais. A mesa de autoridades contou com a presença do secretário de Saúde, Bruno Alpacino, do secretário-adjunto de Atenção à Saúde, Dr. Fábio Galote, e da secretária-adjunta Administrativa de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Dra. Vivian Duque.

Durante a apresentação, foram reconhecidos pelos representantes legislativos Ruy França e Rodolfo de Rui os aumentos nos atendimentos como “expressivos e bastante significativos”. O secretário Bruno Alpacino ressaltou a relevância dos números, enfatizando o aumento da oferta de especialidades médicas no município e o sucesso dos mutirões e campanhas de saúde.

“Os dados são muito expressivos. Isso demonstra o quanto a média e alta complexidade estão atuando. Significa mais especialidades médicas no município, como neuropediatria, psiquiatria infantil, reumatologia, entre outras, que estavam escassas e foram inseridas na nossa gestão”, afirmou Bruno Alpacino.

O secretário também esclareceu sobre os próximos passos dos pacientes que realizaram exames, ressaltando a importância do acompanhamento e análise dos resultados na Atenção Básica.

O papel do RDQA

O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior engloba diversos aspectos da saúde municipal, desde dados demográficos e de atendimentos até a execução orçamentária e financeira no período. Essa prestação de contas é um requisito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo monitorar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde.

Audiência com representantes municipais

A audiência contou com a presença de diversos representantes municipais, do Legislativo e da sociedade civil. Estavam presentes coordenadores da Vigilância em Saúde, supervisores de processos, procuradores da saúde, vereadores e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

Após a apresentação dos números e ações, a reunião foi aberta para perguntas dos vereadores e da sociedade civil.

Imagens

Ajude-nos e avalie esta notícia:

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]