Cabo Frio: Niterói tem caso confirmado de gripe aviária

Niterói tem caso confirmado de gripe aviária | Enfoco

Governo fluminense confirma o sexto caso de gripe aviária no estado

As autoridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmaram nesta quinta-feira (5) mais um caso de gripe aviária (H5N1) no estado. Dessa vez, uma ave da espécie migratória Fregata (Fregata magnificens) foi encontrada na Praia de Camboinhas, na Região Oceânica.

Aumento dos casos

Com esse novo registro, já são seis casos de gripe aviária confirmados em aves no estado. Porém, até o momento, não há registros da doença em seres humanos, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Outros casos

Os outros casos confirmados foram identificados em aves da espécie trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus). Na última sexta-feira (2), duas aves foram encontradas em São João da Barra, no litoral norte do Rio de Janeiro.

Cuidados necessários

As secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) orientam a população a não tocar em aves silvestres com sinais de doença e a acionar o serviço de vigilância sanitária. A manipulação adequada de aves silvestres deve ser realizada apenas por profissionais habilitados, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Não há motivo para preocupação

Segundo os técnicos da Vigilância em Saúde da SES-RJ, não há motivo para se preocupar com a epidemia de H5N1, já que atualmente não há transmissão direta de pessoa para pessoa. É importante ressaltar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. As infecções ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.

Orientações para profissionais de saúde

A SES-RJ orienta os profissionais de saúde a ficarem atentos a casos de síndrome gripal em pacientes que tiveram contato com animais silvestres. Caso haja suspeita, recomenda-se a coleta de amostras, seja qual for o dia de início dos sintomas. Isso inclui casos de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Educação à população

É fundamental evitar qualquer contato direto com aves caídas, sejam elas domésticas, silvestres/exóticas ou silvestres migratórias, assim como mamíferos aquáticos de qualquer espécie. Ao avistá-los, o cidadão deve comunicar imediatamente à unidade da Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental do município.

Fonte da Notícia: G1 (confira a matéria original em: https://enfoco.com.br/noticias/cidades/niteroi-tem-caso-confirmado-de-gripe-aviaria-95803)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]