MPRJ realiza operação contra quadrilha de furto de combustível da Transpetro
Nesta quarta-feira (26), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) conduziu mandados de busca e apreensão visando desarticular uma organização criminosa responsável por furtar combustível da Transpetro.
Investigados pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), um total de 27 pessoas serão denunciadas por furto qualificado, organização criminosa e corrupção.
Um policial militar, apontado como o braço direito da quadrilha, atuava no levantamento de informações sobre oportunidades de executar o crime com menor presença policial.
Conforme a Polícia Civil, os criminosos adquiriam pela internet os materiais necessários para cometer os ilícitos. Pessoas sem especialização realizavam as incisões nos dutos para extrair o combustível.
A operação, denominada Exagogi (extração em grego), também foi realizada em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio de Janeiro, ocorreu em várias cidades, incluindo Sapucaia, Cabo Frio, Macaé, Quissamã, Pinheiral, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, São João de Meriti, São Gonçalo, São Fidelis, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo, além dos bairros do centro e de Campo Grande, na capital.
A operação teve o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), dos Gaecos de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, e da Transpetro.
Fonte da Notícia: G1