Sign In

Cabo Frio: Mais de 7 mil atendimentos em emergências durante os feriados!

Cabo Frio registra mais de 7 mil atendimentos em unidades de emergência durante feriados — RC24H

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio apresenta dados de atendimentos emergenciais durante feriados

A Secretaria de Saúde do município de , localizado na Região dos Lagos, divulgou o relatório de atendimentos realizados nas unidades de emergência entre os dias 17 e 23 de abril. Este período abrangeu os feriados da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge, quando a cidade recebe um aumento significativo de turistas. Para proporcionar um atendimento eficaz, um plano especial foi elaborado, que se mostrou eficiente, garantindo que o funcionamento das unidades de emergência não fosse comprometido. Ao todo, mais de sete mil pessoas receberam atendimento nesse intervalo de tempo, que vai da sexta-feira (18) até a quarta-feira (23).

As unidades de saúde envolvidas neste esquema de atendimento foram a UPA do Parque Burle, a UPA de Tamoios, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, o Hospital Municipal São José Operário e o Hospital Municipal da Mulher. Todas essas instituições funcionaram em regime de atendimento contínuo e contaram com um aumento significativo no número de profissionais, insumos e logística para lidar com a alta demanda típica deste período festivo.

Os maiores índices de atendimentos foram registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A UPA do Parque Burle, por exemplo, registrou um total de 2.878 atendimentos, o que resulta em uma média diária de 411 atendimentos. Desses, 22% correspondem a atendimentos pediátricos. Na UPA de Tamoios, o número total de atendimentos foi de 1.345, sendo que 419 desses atendimentos foram realizados na pediatria. O Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, localizado no Jardim Esperança, atendeu 2.122 pacientes ao longo do feriado.

Por sua vez, o Hospital Municipal São José Operário registrou a realização de 31 exames de tomografia, 56 avaliações que vieram de outras unidades, 31 internações e um total de 67 atendimentos na área de trauma. O Hospital Municipal da Mulher, que também desempenhou um papel importante durante o feriado, contabilizou 183 atendimentos, incluindo 9 internações de recém-nascidos, 44 internações de adultos e 23 partos realizados ao longo do período.

Além dos atendimentos clínicos, a Secretaria de Saúde também registrou 157 remoções e 79 resgates durante os dias de feriadão, evidenciando a demanda por serviços emergenciais na região. A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, comentou sobre o esforço das equipes: “Nossas equipes trabalharam dia e noite para que nenhum turista ou morador ficasse sem atendimento, assegurando a melhor assistência em nossas unidades. Embora tenham ocorrido situações pontuais, não houve falta de insumos, medicamentos ou atendimentos nas emergências”.

O sucesso do plano de contingência e a capacidade de atendimento demonstram a preparação da equipe de saúde de para enfrentar períodos de alta demanda, especialmente em datas festivas que atraem um elevado número de pessoas para a cidade. A mobilização de recursos e profissionais de saúde é um aspecto fundamental para a garantia da saúde pública e do bem-estar da população e dos visitantes.

Os dados apresentados evidenciam a capacidade do sistema de saúde local em se adaptar às necessidades que surgem com o aumento da população temporária durante as festividades, proporcionando atendimento médico adequado e ágil. O compromisso da Secretaria de Saúde é garantir que tanto os residentes quanto os turistas possam contar com serviços de saúde eficientes e de qualidade.

Dessa maneira, Cabo Frio se reafirma como um destino turístico preparado, não apenas para receber visitantes, mas também para assegurar que todos tenham acesso a um atendimento de saúde digno e eficaz, refletindo o empenho e a dedicação dos profissionais envolvidos.

Equipe de saúde trabalhando em Cabo Frio durante feriados

Paciente sendo atendido em unidade de emergência de Cabo Frio

Esses números e relatos demonstram a importância de um planejamento adequado em saúde para enfrentar períodos de alta demanda, demonstrando não apenas a habilidade da gestão local, mas também o comprometimento de todos os profissionais da saúde. A realidade de receber um fluxo elevado de turistas exige uma preparação meticulosa e a resposta foi positiva, sem intercorrências que pudessem afetar o atendimento nas unidades de emergência.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques