Cabo Frio: Servidores públicos enfrentam dificuldades durante o Natal
Com a aproximação do Natal, os servidores públicos de Cabo Frio estão lidando com situações preocupantes. Diante dos atrasos nos salários e do 13º salário, muitos trabalhadores decidiram abrir mão da tradicional compra de presentes, uma prática que normalmente aquece o comércio local neste período festivo.
Uma pesquisa conduzida pelo Portal RC24h revelou a opinião de 62 internautas, onde 41 afirmaram que não planejam adquirir presentes de Natal neste ano. Dos 21 que disseram que já realizaram compras, 52% optaram por adquirir produtos pela internet, enquanto 48% escolheram lojas físicas como seu destino de compras.
Entre os que decidiram não realizar compras, 11 pessoas explicaram suas razões: cinco mencionaram o atraso nos salários, enfatizando a crise enfrentada pela administração municipal. Uma moradora expressou sua frustração: “A prefeitura de Cabo Frio não me paga há três meses”, lamentou. Outro cidadão complementou: “Magdala não paga, a gente não gasta”.
Além do problema salarial, outros fatores como o desemprego e o aumento da inflação também foram abordados pelos internautas. Um deles relatou ter encontrado produtos com preços acessíveis, mas de qualidade duvidosa. O baixo salário foi outro ponto destacado por um trabalhador: “Com o salário que eu ganho, nem carne consigo comer. Presente não é uma prioridade”, afirmou.
Quando questionados sobre a comparação de preços em relação ao Natal de 2023, 42 pessoas participaram. A maioria, 32, notou um aumento nos custos, enquanto quatro consideraram os valores “salgados” porém ainda mais acessíveis do que no ano anterior. Apenas cinco acharam os preços razoáveis, e um avaliou como “baratos”.
Quanto ao quanto os consumidores estavam dispostos a gastar, dos 42 que responderam, duas pessoas indicaram que os gastos foram entre R$ 15 e R$ 30. Sete gastaram de R$ 30 a R$ 100, enquanto 15 passaram da marca de R$ 100. Por outro lado, 18 pessoas declararam que não compraram nada para a festividade.
O aumento dos preços foi um dos tópicos mais discutidos. Itens populares para presentear, como livros, tiveram um aumento de 6,03%; perfumes subiram 2,15%; brinquedos ficaram 2,29% mais caros; e roupas aumentaram, em média, 2,40%. Em contrapartida, os eletrônicos apresentaram uma leve queda de 2,91%, mas isso não foi suficiente para atrair um grande número de consumidores.
Matheus Gomes, um morador de Cabo Frio que resolveu fazer suas compras em lojas físicas, considerou as peças de vestuário uma excelente escolha para este Natal. Ele destacou que algumas lojas locais conseguiram manter preços atraentes, mesmo após o período da Black Friday.
“As roupas estão com um preço bacana. Não me aventurei muito nos eletrônicos, mas, pelo que observei, os preços foram mais altos desde a Black Friday. Durante a Black Friday, os valores estavam melhores, mas algumas lojas optaram por manter preços justos para aumentar o volume de vendas”, explicou o morador, finalizando que, de acordo com sua pesquisa, comprar roupas neste Natal é a melhor opção em Cabo Frio, dada sua acessibilidade.
Priscila Costa, também residente da cidade, optou por realizar as compras online, priorizando a “praticidade” e “preços mais acessíveis”. “Devido ao trabalho, infelizmente não posso pesquisar preços em lojas físicas, então comprei pela internet. Além disso, as lojas online oferecem uma variedade maior e preços mais favoráveis”, afirmou.
Movimento no comércio
Diferente de anos passados, a movimentação no centro de Cabo Frio na véspera de Natal apresenta-se “fria”. Lojistas e empresários atribuem essa baixa atividade ao atraso nos salários por parte da prefeitura. Entretanto, a expectativa é de que haja uma melhora durante o dia e na terça-feira (24). Essa opinião é compartilhada por Renato Marins, presidente da Associação Comercial Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA).
Em entrevista ao RC24h, Renato expressou esperança de que o movimento comercial supere o do ano anterior, enfatizando que as vendas costumam crescer entre segunda (23) e terça (24), períodos considerados os mais movimentados para o comércio. Ele acredita que, apesar da crise que a cidade enfrenta, as vendas podem ter uma tendência de alta. Renato observa que as promoções, motivadas pela situação econômica desafiadora, tornam os preços mais acessíveis, estimulando as vendas.
Entre os estabelecimentos comerciais, a loja Use Top Modas Brasil, situada no centro, adaptou suas estratégias para atrair mais clientes. A loja passou a promover novidades semanalmente e a oferecer preços competitivos. Andréa Ferreira, uma das proprietárias, relatou que as vendas neste mês de dezembro aumentaram de 30% a 35% em relação ao ano anterior, com a expectativa de que este feriado seja ainda melhor.
Mesmo com um cenário otimista, Andréa mencionou os desafios enfrentados: “Cabo Frio passou por uma fase muito difícil, e nós, comerciantes, sentimos muito. Contudo, estamos esperançosos para o Natal e o Ano Novo, especialmente com a chegada de visitantes na cidade”, comentou. Ela também mencionou os efeitos negativos dos atrasos nos salários, mas acredita que os “atrasadinhos” ainda podem ajudar a alavancar as vendas. “Hoje (24), lançamos uma nova coleção e estamos prontos para atender o público até amanhã, finalizando o período com grande sucesso”, concluiu.
Por sua vez, Vitor Ângelo, proprietário da Cosméticos Freedom, observou que as vendas estão em linha com o ano anterior, mas com uma melhora significativa nesta segunda-feira. Ele esclareceu que o início de dezembro foi fraco, contudo, o movimento aumentou a partir da segunda semana do mês.
“No ano passado, o começo do mês foi melhor, mas desde o dia 7 notamos o crescimento. Para nosso setor de cosméticos, os dias 23 e 30 costumam superar em vendas os dias 24 e 31”, explicou. Entretanto, ele considerou o desempenho deste ano “semelhante” ao do ano anterior, considerando o momento festivo como um dos melhores para o setor.
Por outro lado,nem todos os comerciantes estão registrando aumento nas vendas. Wagner, responsável pela WL Presentes, afirmou que as vendas estão no mesmo nível do ano passado: “As expectativas são sempre otimistas, mas a realidade é um pouco diferente”, salientou. Ele destacou que, apesar de as vendas não terem aumentado, a demanda continua alta. Para atrair clientela, a loja também está promovendo campanhas de fim de ano.
Apesar das adversidades, a esperança de um final de ano mais movimentado persiste em Cabo Frio. Enquanto os cidadãos lidam com desafios financeiros, o comércio local procura se adaptar e se reinventar para atender às demandas dos consumidores de maneira acessível e atrativa.